Você apostaria cento e cinquenta mil reais em um livro? O Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura sim. A aposta é alta, mas o que está em jogo também: escolher o melhor romance em língua portuguesa publicado entre metade de 2011 e maio de 2013. Citado pelo Estadão como um dos mais importantes do país, o prêmio literário instaurado em Passo Fundo no final dos anos 1990 chega agora à sua 8ª edição com um cobiçado prêmio de R$ 150 mil, que interessa tanto ao escritor vencedor quanto o reconhecimento que essa vitória traz. Mas a disputa desse ano é acirrada, pois além de ter batido seu recorde com mais de 300 inscrições - a média do Prêmio São Paulo de Literatura, por exemplo, é de 180 - a lista dos dez finalistas anunciada na metade de agosto revela que vem páreo duro pela frente.
Quem costuma frequentar as livrarias provavelmente conhece ao menos de nome a maioria dos autores, o que também pode ser visto como a comprovação de uma boa safra para a literatura nacional. A diversidade é impressionante: autores de todas as partes do país (e até uma portuguesa), muitas escritoras, um jovem de 30 e poucos e uma imortal da Academia Brasileira de Letras... Isso para não falar da atrativa variedade de temas, como denunciam os títulos das obras finalistas: A noite das mulheres cantoras, de Lidia Jorge; Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera; Domingos sem Deus, de Luiz Ruffato; Habitante irreal, de Paulo Scott; Infâmia, de Ana Maria Machado; Lívia e o cemitério africano, de Alberto Martins; O céu dos suicidas, de Ricardo Lísias; O que os cegos estão sonhando?, de Noemi Jaffe; Solidão continental, de João Gilberto Noll; e Uma duas, de Eliane Brum. O vencedor será revelado na noite desta terça-feira, 27, durante a cerimônia de abertura da 15ª Jornada de Literatura. Talvez você não possa apostar tanto dinheiro como faz a premiação, mas pode bem apostar seu tempo em um deles. Ou em todos, o que é vitória na certa.
Contos de Josué
Outro momento que rende muita expectativa e algumas apostas é o 13º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, criado em 1988 em homenagem ao escritor gaúcho que apoiou a criação e expansão das Jornadas Literárias. A premiação é de 5 mil reais para o 1º lugar e 3 mil para o 2º colocado, e a revelação acontece também no dia 27, junto à cerimônia do Prêmio Passo Fundo de Literatura.
Curta a página do O Nacional na Jornada para saber tudo o que acontece na 15ª Jornada Nacional de Literatura. Acesse http://on.fb.me/159KbNg |