Nascida em 2010, a banda General BoniMores traz à tona o rock que Passo Fundo necessita e, por vezes, até exige. Incrustada no norte gaúcho, a cidade pode não parecer consumir algo além do tradicionalismo, mas não. O rock corre nas veias do povo que se alterna entre a tradicional vaneira e a melodia mais pesada de uma guitarra. O show Talentos da Terra, que acontece no domingo, 1º de setembro (às 15h, na lona da JorNight na 15ª Jornada Nacional de Literatura, dentro da programação do Festival Gastronômico Páginas Saborosas, ingresso mediante doação de 1kg de alimento não perecível), traz ao palco jovens talentos que a cidade abriga e promove. Para encerrar com chave de ouro, uma banda que em três anos foi capaz de consolidar a voz, o cenário e o público.
A característica sonora da General BoniMores é um tanto “Indio Rock”. Suas influências são bem variadas, partindo do rock nacional e internacional até a música popular brasileira. Em seus shows revelam tais influências através dos acordes. Beatles, Rolling Stones, Franz Ferdinand, The Strokes, Kings Of Leon, Los Hermanos, Chico Buarque, Belchior, Cartolas, Ultraje a Rigor e George Harrison. Nos microfones, o som produzido pelas vozes e mãos de Augusto Dossa, Chico Frandoloso, Jei Silvanno, Dig Dembinski e Alessandro Sebben.
Desde o início, a banda dedicou-se a apresentar seu próprio trabalho. No início de 2010 gravou seu primeiro single “Dia Feliz” que toca nas principais rádios do norte do Rio Grande do Sul. Em 2011 foram convidados pelo Estúdio 7Produções de Brasília para gravar seu primeiro disco. O convite surgiu depois de o single “Dia Feliz” cair nas mãos do gerente do estúdio, Daniel Nunes, que se agradou muito da composição e entrou em contato com a banda, sob a produção musical de Rodrigo Chaise. O disco foi captado todo em Brasília, editado em Passo Fundo (Estúdio D) e a mixagem/masterização ficaram por conta de Vini Tonello de Porto Alegre no estúdio Cafofo do Gringo.
Em dezembro de 2011, antes do lançamento oficial do disco, a banda lançou o single “Tomada”. Em 2012 o lançamento aconteceu em Porto Alegre (Opinião), Passo Fundo (Velvet) e demais cidades. “Dia Feliz” e “Tomada” são, hoje, as mais pedidas da banda que busca, em cada show, mesclar as canções próprias com as interpretações daqueles que os influenciam.
Como banda independente, a General BoniMores tem participado de festivais e eventos culturais como PampaStock (São Borja -RS), Festival de Música de Porto Alegre, El Mapa De Todos (Porto Alegre – RS), reconhecido festival abarcando bandas e artistas de diferentes países da América Latina e América Central.
Vibrantes e incansáveis, a galera da BoniMores sobe ao palco do Talentos da Terra no domingo e promete encerrar o show que tem por objetivo mostrar à comunidade aquilo que é produzido aqui, no solo passo-fundense. Boa escolha: a chave que, geralmente precisa ser de ouro para encerrar algo, é deixada de lado. No Talentos da Terra, o talento é quem precisa ser dourado.