O espetáculo do dia 1º de setembro, o Talentos da Terra (às 15h, na lona da JorNight na 15ª Jornada Nacional de Literatura, dentro da programação do Festival Gastronômico Páginas Saborosas, ingresso mediante doação de 1kg de alimento não perecível), traz, além do que o Segundo já mostrou nas páginas das últimas duas semanas, convidados com talentos capazes de encantar. Melodias e vozes no palco, o espetáculo começa, a comunidade conhece aquilo que o chão passo-fundense produz. Eles são seis. Conheça cada um deles.
URS Fundão
Atuando profissionalmente desde 2005, o grupo ganha cada dia mais espaço na cena. Em constante evolução, foi ganhador do Prêmio Lança de Ouro na categoria “Melhor cd de Rap/Hip-Hop do interior do estado” no ano de 2009. Em 2009 e 2011 o grupo foi convidado a participar do maior festival de hip-hop/rap do estado com público de 15.000 pessoas - “Cohab É Sò Rap” - em Porto Alegre-RS. 2010 marcou a história do URS, convidado a se apresentar no Festival de Cinema Independente de Gramado e com suas músicas começando a ficar conhecidas internacionalmente. Algumas canções do grupo chegaram, rapidamente, ao top 10 das rádios de Passo Fundo-RS e região. Em 2011, foi atração do palco principal do Mundo Livre Festival (em Passo Fundo e Caxias do Sul) e dividiou o palco com Cachorro Grande, Armandinho, Reação em Cadeia, Topaz, Santo Graau, Papas Da Língua e Nego Joe. Nesse ano, ainda, foi indicado, novamente, ao Prêmio Lança de Ouro, na categoria ‘Melhor CD de Rap/Hip-Hop do interior do estado’, com o segundo cd. Em 2012, o grupo lançou o primeiro videoclipe – da música 1984 –Ale, ausente na terra e presente nos corações -, em parceria com a produtora independente Ufo Sessions.
Matheus Pasquali
Acadêmico do curso de Música da Universidade de Passo Fundo, iniciou seus estudos musicais com o violão e, em seguida, aprendeu a tocar contrabaixo. Participou de diversas oficinas de música popular e erudita tendo já estudado com professores como Jorge Helder (baixista do grupo de Chico Buarque), Fábio Zaganin (Intrutor do IBeT) e contrabaixo acústico com o baixista japonês Mishinori Bunya e com o diretor do curso da UFSM Diogo Baggio Lima. Participa da Orquestra de Câmara da UPF tocando contrabaixo acústico, bem como fazendo participações com o Grupo de Percussão da Universidade tendo participado do III Encontro Gaúcho de Percussão na UFSM entre outras apresentações. Atualmente é professor da Musiclass e baixista da banda Skamaleões trabalhando também em projetos de Música Brasileira, festivais de música tradicionalista e como freelancer em grupos de diversos estilos e nas gravações de discos de artistas locais.
Alexandre Saggiorato
Guitarrista, compositor e professor, Alexandre Saggiorato começou seus estudos musicais com 17 anos formando uma banda com amigos de infância chamada Alto Exílio e fazendo aulas com o guitarrista Evandro Lazzarotto. Em 2001 ingressou no Curso de Música da UPF onde foi bolsista atuando como bandolinista do Grupo de Choro e guitarrista do Grupo de Jazz da UPF coordenado pelo prof. Dr.Roberto Thiesen. Até sua formação, em 2004, trabalhou dando aulas particulares de guitarra e teoria musical, integrou as bandas Julieta Envenenada, Gatos da Madame e Ashram Lumini. Em 2007 concluiu seu Mestrado em História também pela UPF, onde desenvolveu uma pesquisa pioneira no Brasil sobre o Rock Brasileiro dos anos 1970 frente à ditadura militar, sob orientação do Prof. Dr. Haroldo Loguercio Carvalho. Em 2008 se tornou professor dos Cursos de Música da UPF lecionando disciplinas ligadas à história da música, análise musical, improvisação musical, entre outras. Em 2010, assumiu a coordenação de extensão da Faculdade de Artes e Comunicação. No mesmo ano, Saggiorato lançou - pelo selo Café com Leite - seu primeiro CD com a banda de rock progressivo Máquina Vapor. Dois anos depois, lança o livro “Anos de Chumbo: rock e repressão durante o AI-5”. Entre livros e acordes, Alexandre é, atualmente, apresentador - ao lado do prof. Dr. Gérson Werlang - do programa Art Rock, transmitido pela 99UPF e, também, é coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) área/Música do governo federal com parceria com a UPF. Acumulando atividades, Saggiorato também atua como coordenador do Grupo de Música Brasileira e Jazz da UPF e coordenador dos Cursos de Música da Universidade de Passo Fundo.
Rafael Terres
Violonista, compositor, arranjador musical e professor. Natural de Passo Fundo, iniciou seus estudos no violão no ano de 2002. Trabalha nos mais diversos segmentos musicais como shows, gravações, grupos de musica instrumental, arranjos, produções, recitais didáticos de musica e também na área docente. Acadêmico licenciando do Curso de Música da Universidade de Passo Fundo, onde também compõe o grupo de musica brasileira e jazz, especificamente no Grupo de Choro, tocando então vilão de 7 cordas, instrumento popular do gênero. Participou de apresentações com o Grupo Tebanos do Igaí, invernada e conjunto vocal, também com vários artistas da música nativista como Délcio Tavares, Clóvis Mendes(Gravação de DVD), Abramo Machado e Felipe Araújo. Na área docente trabalha com projetos sociais em escolas e instituições beneficentes que atuam nas periferias da cidade, também ministra aulas de violão e musicalização em toda região norte do estado.
Marcelo Pimentel
Marcelo Pimentel é um estudioso, um pesquisador dedicado, e hábil tocador de instrumentos de percussão. Além de reunir tanto conhecimento, Marcelo ainda desenvolve, na área da Educação, um trabalho de resgate e conscientização cultural junto a projetos sociais. Mais de 200 adolescentes e jovens aprendem e tocam com ele os sambas de roda, capoeira, ritmos brasileiros e afros. O percussionista coleciona títulos de melhor instrumentista, misturados à coleção de instrumentos que possui. Seu show inclui improvisos que, segundo ele próprio, não seria capaz de repetir, eis que são fruto da criação momentânea, de devaneios inspirados em instintos e sentimentos. Iniciou a carreira como educador popular no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua; trabalha há 30 anos como músico profissional, tendo excursionado por países do continente Americano, Africano e Europeu. Atualmente, Marcelo Pimentel é Bacharel em Filosofia, e atua, ativamente, na coordenação e execução de projetos sociais junto a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em todo o estado. Em Passo Fundo realiza um trabalho inédito com os adolescentes internos do CASE, também atua no projeto Bombeiro Mirim onde 85 jovens são atendidos pela roda de tambores.
Augusto Baschera
Nascido em um berço musical, filho de pai músico também podendo contar com o incentivo do irmão mais velho que já estava no trajeto musical, foi autodidata até seus 15 anos, onde posteriormente passou a ter classes de violão com o professor Dr. Roberto Thiessen. Depois dos estudos, Augusto ingressou na Universidade de Passo Fundo onde atualmente realiza o curso de Bacharelado em Violão. Em 2012,foi contemplado com uma bolsa de estudos pela UPF para a realização de um intercâmbio acadêmico em Portugal, na Universidade do Minho, o curso de música mais conceituado do país, onde ficou estudando e tocando por oito meses. Teve a oportunidade de estudar com os mais renomados professores/instrumentistas do violão clássico de diferentes países - Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Espanha. Paralelo aos estudos acadêmicos, sempre se dedicou a música popular, trabalhando com reconhecidos instrumentistas e cantores da música regional e nacional. Premiou inúmeros festivais como compositor e instrumentista. No ano de 2013, deu início à gravação de seu primeiro cd, este em parceria com o compositor Hique Barboza, produzindo um álbum conceitual intitulado “Imagem”, lançado no final deste ano. Atualmente conclui o curso de Bacharelado em Violão, na UPF, e trabalha como produtor, arranjador e violonista em variados gêneros musicais.