Chuva de Roudini

Banda aproveita a sexta-feira 13 para lançar single e clipe na Valvet!

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A gênese de tudo foi nos anos 2000. Nos corredores da escola, nasceu a ideia de juntar uns dois ou três amigos, uma guitarra e uma bateria. Em 2008 aquilo que era uma brincadeira nos intervalos da escola ganhou uma dimensão maior. Em 2008, Gustavo Leal, Jefferson de Conto e Otávio Augusto Ribeiro davam os primeiros passos com a Roudini e os Impostores. Ano passado, Bruno Philippsen se juntou a eles. Desde então, a banda amadurece um pouco mais a cada dia e, agora, sobem no palco da Velvet para apresentar um trabalho repleto de influências, mas que tem a cara dos quatro.

Disco viajado
A Roudini passeia pelo country, pelo hillbilly e pelo blues, mas se diferencia ao incrementar a melodia com pegadas mais modernas. Desde a sua formação, não houve pausa no trabalho. “Chegamos a fazer três shows por mês na cidade e mais alguns no interior”, conta Gustavo Leal vocalista e guitarrista. Em 2012 começaram a gravar o disco Eldorado em Porto Alegre, em uma parceria com o baterista da TNT Paulo Arcari. Depois da capital gaúcha, o disco foi pros Estados Unidos. “Mandamos nosso disco pra Nashville, nos EUA, para uma audição de um produtor “gigante” chamado Russ Ragsdale - que já masterizou álbuns do Bob Dylan, Buddy Guy, Muddy Waters. Ele gostou do trabalho e masterizou nosso disco”, conta Gustavo.

Dez dias, 1650 acessos
Além do disco, a Roudini gravou o clipe de “A Chuva”, uma composição de Gustavo, Thiago Peruzzo Gonçalves e o baixista da Roudini Otávio. “Escolhemos essa faixa como nossa primeira música de trabalho com clipe, pois ela foi a primeira a ser composta. Tocávamos ela antes mesmo de fazer nosso primeiro show”, explica Gustavo. No Youtube, a faixa já tem quase 1650 acessos. Isso em menos de dez dias. Quem for na Velvet hoje vai poder ouvir o single e ver o clipe na festa de lançamento, uma parceria do Eu Escuto, LA Parola e loja Valentine, com show de abertura da banda Blunt.

Fala, Roudini!

Segundo - A Roudini é uma banda que já tem cinco anos de estrada. Do início da formação até hoje, o que vocês consideram que tenha sido a principal mudança?
Banda - Acredito que há cinco anos atrás não sabíamos ao certo o que queríamos musicalmente. Nossa maneira de escrever sofreu mutações nesse tempo, muitas músicas que escrevemos naquele tempo não entraram no disco. Outro fator foi a entrada do Bruno (pianos) pra a banda, foi algo extremamente positivo. Logo q ele entrou na banda conversávamos muito sobre o blues, isso acabou nos influenciando dentro de estúdio.

Segundo -Vocês tem claramente uma influência dos Beatles. No que diz respeito ao som que influencia a música que a banda faz, vocês sentaram e decidiram que seria assim ou a tudo foi fluindo, naturalmente?
Banda - Ninguém na banda definiu que éramos influenciados pelos Beatles, as coisas acontecem em estúdio naturalmente. Todo mundo que veio depois de 1970 foi influenciado pelos Beatles. O que acontece é que fica fácil para as pessoas dizerem que determinada banda é influenciada por Beatles, lógico, todas são. É chover no molhado. Os Beatles criaram um novo jeito de se arranjar a música popular, a estrutura da música que conhecemos hoje: refrão, bridge, solo, etc, foi em partes inventada pelos Beatles.

Segundo -Quanto ao disco, Eldorado, é o primeiro de vocês, autoral mesmo. Como a banda define o resultado final?
Banda -  Música boa é reconhecida ao ser tocada somente no violão ou cantarolando a capela, não é necessário muito floreio de estúdio e produção. Eldorado é um disco de verdade, foi gravado ao vivo, foi mixado analogicamente assim como nossos “heróis” gravavam seus discos.

Segundo -E, de forma mais explicativa, o que a galera pode esperar das faixas?
Banda  - Podem esperar um disco em que cada faixa conta uma história diferente. Falamos de amor, desamor, saudade, lugares, andarilhos, trens... Como se trata do nosso primeiro álbum, todas as nossas referências estão ali, blues, country, folk, rock britânico...As faixas são todas diferentes mas falam entre si, juntas criam uma unidade.


A banda foi pré-selecionados para o Festival de Blues de Caxias do Sul que acontece em novembro deste ano. As três bandas que tiverem o maior número de curtidas irão no festival. Quer ajudar? Acessa o link: http://goo.gl/W7UUtY

Gostou? Compartilhe