Para os amantes dos palcos, setembro se revela um prato cheio. Bem cheio. A Mostra Sesc de Teatro está de volta e traz espetáculos adultos e infantis, teatro de rua, palhaços, musical circense e comédia. Logo depois do 1º Passo Fundo em Cena o público ainda tem sede. Sede de interpretação, de gestos e vozes, sede de arte. Alguém quer água?
A terceira edição do evento traz ao palco gaúcho espetáculos nacionais e estaduais – com grandes nomes e grandes interpretações. Do drama à comédia, quatro dias são suficientes para vivenciar o que há de melhor detrás das cortinas. Prezando a diversidade cultural, o evento pretende explorar as vertentes do teatro e, além delas, abrir espaço às intervenções urbanas, oficinas e ao teatro de rua.
Para dar início as apresentações, o palco do Sesc recebe na quinta-feira, 26 de setembro, o espetáculo paulista Cravo Lírio e Rosa. Dois palhaços, Carolino e Teotônio, e malas. Esse é o cenário em que se desenvolve o teatro clown que foi criado em 1996 e já passou por todo o país e, também, França, Bolívia e Itália. A peça é uma intensa interação com a plateia. Para quem pensa que é só comédia e risos fáceis, não é. Depois deles, no dia 27, Circo Teatro Girassol, companhia gaúcha, se apresenta com um musical circense O Casamento do Grande Mágico Maycon Stallone. Em cena, teatro e circo disputam a atenção da plateia.
No dia 28, O Filho Eterno, com texto de Cristovão Tezza ganha os palcos do Sesc. O espetáculo mostra a luta diária de um homem que precisa lidar com as decepções da paternidade. Uma história de superação das limitações e de foco que foi adaptada do livro que ganhou cerca de oito prêmios literários. No dia 29 a tarde, Misto Quente escolhe a Praça Antonino Xavier para fazer sua intervenção. Um espetáculo colorido e baseado na alegria do circo, Misto Quente é um espetáculo que une acrobacia, corda indiana, pernas de pau, malabarismo e palhaços. À noite, a comédia romântica Tarja Preta, do Rio de Janeiro, traz ao palco a história de uma mulher que precisa de comprimidos para viver – entre surtos e vício, é a uma história de amor e fuga.
Além dos espetáculos há, ainda, um cortejo musical circense realizado também pela companhia musical circense. O grupo irá passear pela rua Morom com acrobacias e perna de pau. No rosto, a alegria de pertencer ao circo. E, por fim, antes da mostra – a partir do dia 23 – a cidade recebe intervenções dos diferentes grupos. Nos dias 23 e 24, o grupo Timbre de Galo irá visitar o comércio da cidade para convidar para a Mostra. Nos mesmos dias, o Sesc abriga a oficina de maquiagem para teatro, com Sandra Loureiro; a oficina de acrobacia de solo com Ana Cláudia Bernarecki e a oficina de dança – preparação corporal para intervenções coreográficas em espaços públicos com Roberta Savian. Cinco espetáculos, um cortejo, três oficinas, uma intervenção no comércio.
A Mostra de Teatro é, sim, um divisor de águas no cenário da cultura local porque a cidade assim a acolhe. Para outras informações sobre programação ou ingressos ou ainda para inscrições para as oficinas ( que são gratuitas, mas há limite de vagas), é preciso entrar em contato com o Sesc no telefone (54) 3313-4318.