Ei, tempo! quer brincar?

Exposição do Museu Histórico Regional reúne a infância das últimas gerações em um só lugar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

E se os brinquedos do seu pai estivessem ao lado dos seus? E se você pudesse, por um instante, mergulhar na infância dos seus avós e se eles, ao mesmo tempo, pudessem encarar os jogos que tomaram o seu tempo na infância? Até parece impossível, mas até 17 de novembro não é. O Museu Histórico Regional (MHR) apresenta a exposição “Brincando com o tempo: crianças de ontem”  e faz, justamente, a proposta de colocar você, seus pais e seus avós em uma mesma infância.

O objetivo da exposição é o de proporcionar relações de presente-passado fazendo com que o visitante se identifique e até mesmo conheça brinquedos, brincadeiras, de outras gerações. A exposição é composta por peças do acervo do MHR, e também empréstimos da comunidade - aquele videogame usado, aquela boneca amarela, os carrinhos da coleção, a corda, o elástico, o telefone de latinhas, amarelinha ou sapata e as fotografias de crianças. Cada objeto permite os visitantes interajam com alguns aspectos da exposição, conhecendo vivências passadas e refletindo as atuais. Em cada novo jogo, uma nova proposta de infância.

Além da exposição, será oferecida a oficina “Flashes da memória” - que se propõe a fazer uma análise de fotografia, para que os participantes possam perceber as permanências e as rupturas no processo histórico, no que diz respeito às crianças e o meio ao qual estavam inseridas. O MHR, mantido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo, permanece aberto de terça à sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, e aos sábados e domingos das 13h30min às 17h30min. A visitação é gratuita, sendo necessário agendamento para turmas escolares pelos fones: 54- 3316 8586/8587.

Gostou? Compartilhe