Luz, câmera, ação: música e cinema

Projeto Cultural Talentos do Sul traz a Passo Fundo o show Jazz de Cinema

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um teatro escuro. Cortinas abertas. A expectativa do público. Na tela, cenas de filmes que marcaram a história do cinema. Sem o áudio original, são acompanhados por uma melodia leve – a trilha que vem dos instrumentos de um trio, ao centro do palco. Michel Dorfman - no piano -, Nico Bueno - no contrabaixo - e Bruno Braga – na bateria -, dão voz e corpo às cenas. O cenário descrito é o do evento Jazz de Cinema que acontece, na próxima sexta-feira, dia 11, no Teatro do Sesc, às 20h

Depois de três edições bem sucedidas do projeto Talentos da Terra, Passo Fundo recebe, agora, o Talentos do Sul. Enquanto o primeiro visa promover a produção musical local, apresentando, músicos, compositores e intérpretes que têm no seu sangue e na sua raiz a origem passo-fundense  o segundo pretende realizar uma integração entre os artistas locais e de Porto Alegre, proporcionando ao público espetáculos diferenciados na cena musical do Estado, além da oportunidade de conhecer aquilo que é produzido, em termos musicais, em solo gaúcho.

Na tela,  o próprio tempo: através de cenas de filmes consagrados - como Casablanca, Cinema Paradiso, O Poderoso Chefão, A Missão, Amelie Poulan, Moon River, Mash, Calling You, Luzes da Ribalta - projetadas na tela do ciclorama do teatro, o público relembra os longas marcados na história da sétima arte, enquanto o trio apresenta ao vivo, durante aproximadamente 1h10min, as trilhas que marcaram os títulos.

O espetáculo está dentro do Projeto Talentos do Sul que tem como característica a definição de um tema para cada show. Nesta primeira edição, o tema escolhido é o cinema. Além disso, a abertura de cada edição será realizada por grupos musicais locais. No Jazz de Cinema, a abertura fica por conta do Quarteto Brasil - formado por Paulinho Saggiorato (violão e guitarra), Pikinês (bateria), Matheus Pasquali (contrabaixo) e Marcinha Mendonça (voz), interpretando alguns temas do cinema nacional.

Oprojeto é uma forma de resgatar a memória do cinema e a memória do próprio espectador e, ainda, de oferecer ao público uma experiência de sentidos. O espetáculo já está em cartaz no Studio Clio de Porto Alegre, há vários anos, sempre de casa cheia.

Talentos do Sul é uma parceria da Sonata Produções Culturais com o Sesc e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Imobiliária Aluga, Bolsa Construções e Incorporações, Colégio Garra, Mano Escobar, Posto Esso Morom, 99 FM, UPF TV, Escola de Música Musiclass e Jornal O Nacional. O ingresso é mediante doação de um quilo de alimento não perecível e a troca antecipada da doação pelo ingresso poderá ser feita na Escola de Música Musiclass e no Sesc. Os ingressos são limitados e, no dia do evento, haverá a troca conforme a disponibilidade de lugares.

Gostou? Compartilhe