Um espetáculo capaz de despertar os sentidos de quem o vê. Talvez essa seja uma boa definição para o show Jazz de Cinema, que acontece dentro do projeto Talentos do Sul. Na próxima sexta-feira, 11 de outubro, o Teatro do Sesc recebe o público, a partir das 20h, para uma experiência que envolve música e cinema. Na tela, cenas de filmes que marcaram a história do cinema. Sem o áudio original, são acompanhados por uma melodia leve que vem dos instrumentos de um trio, ao centro do palco. Michel Dorfman - no piano -, Bruno Braga – na bateria - e Nico Bueno - no contrabaixo - são os responsáveis pela trilha da noite.
Michel é formado em Composição na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua em projetos paralelos como produtor, pianista e arranjador. Dentre os discos em que participou destacam-se os três álbuns de Frank Solari, Hique Gomes (Teatro do Disco Solar), Gelson Oliveira (Imagem das Pedras), Renato Borghetti e outros nomes conhecidos no cenário musical. Foi indicado inúmeras vezes como instrumentista na categoria de pianista de música popular, obtendo por duas vezes a premiação no Troféu Açorianos (1996 e 1999).Nico tem mais de 20 anos de carreira. Já participou da Orquestra Popular de Porto Alegre, regida pelo maestro Paulo Dorfmann e também já rodou o Brasil por anos com o grupo Nenhum de Nós. Já tocou com Luis Carlos Borges, Renato Borgheti, Nei Lisboa e outros artistas. Hoje, Nico Bueno é integrante do grupo de Bossa e Jazz, Delicatessen, com dois discos gravados, indicados por duas vezes ao Prêmio de Música Brasileira. Foi escolhido como melhor instrumentista do 12º Festival de Música de Porto Alegre.
Bruno Braga é baterista e nasceu em Porto Alegre. Iniciou seus estudos aos 11 anos de idade, com o baterista e percussionista Ricardo Arenhaldt. Participou de quatro edições do Curso Internacional de Verão em Brasília, onde estudou com grandes nomes da bateria brasileira, como Edu Ribeiro, Rafael Barata, Paulinho Braga e Kiko Freitas. Graduado em licenciatura em Música pelo IPA, é professor de bateria e prática em conjunto na escola Espaço de Criação Musical desde 2009. Atua como baterista em conjuntos de música instrumental e acompanhando intérpretes, em diferentes estilos musicais como jazz, bossa nova, samba, ritmos regionais e música popular.
Na tela, o próprio tempo: através de cenas de filmes consagrados - como Casablanca, Cinema Paradiso, O Poderoso Chefão, A Missão, Amelie Poulan, Moon
River, Mash, Calling You, Luzes da Ribalta - projetadas na tela do ciclorama do teatro, o público relembra os longas marcados na história da sétima arte, enquanto o trio apresenta ao vivo, durante aproximadamente 1h10min, as trilhas que marcaram os títulos. Além deles, o público poderá conferir, também, a apresentação do Quarteto Brasil (foto ao lado) formado por Paulinho Saggiorato (violão e voz), Pikinês (bateria), Matheus Pasquali (contrabaixo) e Marcinha Mendonça (voz), interpretando alguns temas do cinema nacional.
No repertório do grupo, a trilha do filme Um Trem Para as Estrelas, dirigido por Cacá Diegues. A música, que tem o mesmo nome do longa, foi composta por Gilbero Gil e Cazuza. Também, o grupo irá tocar Magrelinha, de Luis Melodia, que acompanha o filme Cidade de Deus do diretor Fernando Meirelles. A terceira música é Sou Você composta por Caetano Veloso e que é tocada no filme Orfeu. Samba do Grande Amor, de Chico Buarque, é a última música apresentada e faz parte do filme Para Viver Um Grande Amor de Miguel Faria Junior.
O espetáculo é uma parceria da Sonata Produções Culturais com o Sistema Fecomércio Sesc Passo Fundo, acontece dentro do Projeto Talentos do Sul e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Imobiliária Aluga, Bolsa Construções e Incorporações, Curso Pré-Vestibular Garra, Mano Escobar, Posto Esso Morom, 99 FM, UPF TV, Escola de Música Musiclass e Jornal O Nacional
SERVIÇO
Jazz de Cinema
Teatro do Sesc, 11 de outubro, 20h
Entrada mediante a troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso
Pontos de troca antecipada: Sesc e Musiclass
*ingressos limitados