Uma comédia inquietante. Uma aventura ou um mergulho no meio de um sentimento que é, ao mesmo tempo, delicado e intenso. Foco da literatura, do cinema, da televisão e da oralidade, o amor é, também, o foco de O Malefício da Mariposa, teatro apresentado neste domingo, às 20h, no Teatro do Sesc.
Apresentado pelo grupo paranaense Ave Lola Espaço de Criação, o teatro faz parte do Circuito Nacional Palco Giratório e já percorreu o país inteiro. O espetáculo tem classificação livre e conta a história da louca paixão de Curianito por uma misteriosa mariposa com a originalidade e profundidade de poucos. No meio de um jardim, como se buscassem uma inspiração poética, as criaturas da natureza, pequenos insetos, demonstram amar e sofrer de uma maneira muito parecida com a dos homens. “A comédia que vamos apresentar é humilde e inquietante, comédia rota, das que querem arranhar a lua e arranham o próprio coração”, descreve o grupo. Ainda que fale de amor e de sofrimento, é repleta de riso.
Dirigido por Ana Rosa Genari Tezza, o espetáculo conta com a atuação de Alessandra Flores, Janine de Campos e Val Salles. Inspirado na obra de Frederico Garcia Lorca, o teatro traz o próprio autor para ser o roteirista da peça. Para dar vida ao texto, bonecos produzidos com diversas técnicas foram criados e desenvolvidos coletivamente durante o processo de montagem do espetáculo. O objetivo era, justamente, proporcionar que os atores pudessem experimentar de forma profunda cada cena descrita na obra de Frederico e pudessem, então, se apoderar da linguagem e do universo que a peça retrata. Para o autor, esse foi o segredo: “o amor nasce com a mesma intensidade em todos os planos da vida, e o mesmo ritmo da brisa nascida do ar tem a estrela da manhã, tudo é igual na natureza.
O grupo que vem do Paraná, é local perfeito para que artistas inquietos sonhem e trabalhem juntos. Na busca por um teatro poético, humano e inserido no seu tempo histórico, o grupo propõe montagens de espetáculos teatrais e oficinas multidisciplinares, sempre com o objetivo de criar um espaço de troca e ampliação de referenciais estéticos e filosóficos, criando a oportunidade de intercâmbio entre os artistas de todo o mundo.
O palco para essa história é o Teatro do Sesc, no dia 20 - domingo. A peça inicia às 20h, a classificação é livre e a entrada é franca mediante a retirada de uma senha.
SERVIÇO
Espetáculo “O Malefício da Mariposa”, Ave Lola Espaço de Criação (PR)
Data: 20 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc (Avenida Brasil, 30)
Entrada franca, mediante a retirada de senha