Trilhando caminhos de paz

Desde o início do calendário escolar, alunos de 1º a 8º ano e Turno Integral encontram nas disciplinas uma oportunidade de refletir sobre a paz.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma cultura de paz nasce dos pequenos gestos que habitam a infância. Ali, na inocência da criança, a paz se desenvolve. O crescimento – da criança e da paz – parecem dar-se as mãos. Com o objetivo de tornar a paz o material básico e primordial dos caminhos percorridos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi desenvolveu, durante todo o ano, o projeto “Trilhando Caminhos de Paz”.

Desde o início do calendário escolar, alunos de 1º a 8º ano e Turno Integral encontram nas disciplinas uma oportunidade de refletir sobre a paz. A equipe diretiva lançou o desafio: falar de paz e promover a interdisciplinaridade. O grupo de professores aceitou e, desde então, falar de paz virou rotina na sala de aula. A diretora Adriana Pereira de Oliveira comenta que foram trabalhados desde questões de educação até grandes líderes mundiais. “Nesse projeto, trabalhamos as normas de convivência, provocamos reflexões e questões como: O que nos leva a querer um caminho de paz? De que forma eu posso contribuir para que eu conviva num ambiente pacífico? E, também, estudamos personalidades que tivessem trilhado um caminho de paz durante sua vida.”.

De Jesus à Nelson Mandela, os alunos pesquisaram a vida de grandes personalidades e de vencedores do Prêmio Nobel. Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá e Zilda Arns. Cada novo nome que foi contemplado pelo projeto possibilitou uma nova visão para cada aluno. “Independente do continente e da nacionalidade todos buscam a mesma coisa”, explica a diretora. Além da pesquisa da vida das personalidades, o projeto também possibilitou a criação de poesias, caricaturas, textos, teatros e musicais.

A culminância do projeto acontece neste sábado, 26, na forma de Mostra Cultural. Com início às 8h30, a mostra é aberta a toda a comunidade, pais e alunos. “Queremos mostrar o benefício que essa cultura traria. A nossa preocupação maior é que os alunos entendessem que paz é desde uma atitude, respeitar o espaço do outro, alcançar o lápis do colega que esta no chão...” comenta Adriana.

Logo no início da manhã, a turma do 5º ano apresenta a peça de teatro A Bela e a Fera. Mais tarde, os alunos do 4º ano A apresentam a música A Paz do grupo Roupa Nova. Depois, a escola fará a entrega dos certificados de participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O resto da manhã é dedicado à visitação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

 

Gostou? Compartilhe