O escritor gaúcho e atualmente professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Olavo Amaral participou de um intercâmbio literário na Espanha, proporcionado pela conquista do primeiro lugar no 13º Concurso de Contos Josué Guimarães, divulgado em agosto e promovido pela 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Ele participou, entre os dias entre 13 e 22 de outubro, como convidado de diversas conferências, palestras, aulas e debates.
Criado em 1988, o concurso recebe em suas edições bianuais contos inéditos de autores que já tenham obras publicadas ou não. A premiação leva o nome do jornalista e escritor sul-rio-grandense que apoiou a criação e expansão das Jornadas Literárias de Passo Fundo, Josué Guimarães. Além do estágio de 10 dias na Espanha, Amaral recebeu um prêmio de R$ 5 mil pela vitória com os contos Uok phlau, Quarto à beira d`água e Icebergs.
A agenda na Espanha, segundo Amaral, foi cheia. Já no dia 15, ele foi convidado para realizar uma participação especial durante a disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de Santiago de Compostela; no dia 16, realizou palestra na Universidade da Coruña, juntamente com o escritor moçambicano Cremildo Bahule; no dia 17, participou do debate Diálogos Literários Moçambique-Brasil-Galiza, que ocorreu na Biblioteca Pública Anxel Casal de Santiago de Compostela; e no dia 18, novamente foi o convidado para contribuições na disciplina de Literatura Brasileira II, na Universidade de Santiago de Compostela. Já finalizando as atividades, no dia 19, realizou visita à Residência de Escritores da Editora Axóuxere, em Brion e no dia 21, ministrou aula magna sobre Literatura Brasileira Emergente, na Escola Oficial de Idiomas de Vigo, para alunos de Língua Portuguesa.
Sobre a oportunidade que lhe foi propiciada por ser vencedor do Concurso de Contos, Amaral destaca que foi bem recebido por professores da Universidade de Santiago de Compostela, especialmente, Carmen Villarino, Felisa Prado e Carlos Quiroga. “Foi uma experiência excelente, bastante nova e desafiadora para mim, que não estava acostumado a falar de literatura e muito menos representar o Brasil no estrangeiro. Acho que aprendi bastante com todos e trago comigo muitas coisas para refletir”, avalia. Em e-mail enviado à professora Tania Rösing, coordenadora das Jornadas Literárias, Amaral agradeceu às Jornadas, à Universidade de Passo Fundo e ao Instituto Estadual do Livro pela oportunidade concedida a ele.
A professora Tania Rösing destaca que é ímpar a oportunidade de participar de atividades acadêmicas em uma Universidade como a de Santiago de Compostela. “O Concurso Nacional de Contos Josué Guimaraes, em sua 13ª edição, foi honrado ao escolher Olavo Amaral como vencedor”, enfatizou.
Olavo Amaral nasceu em 1979 em Porto Alegre e mora há quatro anos no Rio de Janeiro. É autor de contos, roteirista de cinema e além da atuação na área artística, é médico formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde trabalha como pesquisador na área de neurobiologia da memória.