As estruturas de metal interferindo na paisagem de quem passa pela Rua General Netto, em frente à praça Marechal Floriano, considerado um dos pontos mais movimentados da cidade, anunciam a chegada da 27ª edição da Feria do Livro de Passo Fundo. Ao todo serão 21 espaços divididos entre nove livreiros e expositores. O trabalho de montagem iniciou na manhã de ontem e deve ser concluído até quinta-feira. A Feira acontece de 1º a 10 de novembro, e terá como tema “A leitura que abre portas à arte”. O evento deve reunir pelo menos 40 autores, a maioria de Passo Fundo e região. Para superar as vendas do ano passado, quando foram comercializados cerca de 40 mil livros para um público de aproximadamente 80 mil pessoas, os livreiros anunciaram descontos de 15%, além dos tradicionais balaios, com preços promocionais.
Organizada pela Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF), com apoio da Prefeitura Municipal, a edição deste ano terá na programação bate-papos com os escritores, exposições, contação de histórias, teatro, apresentações artísticas e culturais. Um dos destaques será a presença da Escola de Artes de Sananduva. O grupo, formado por 140 crianças, vai apresentar a peça ‘Contos e cantos que encantam’, marcada para o dia 9 (sábado) às 16 horas.
No mesmo dia e horário, acontece o lançamento do segundo volume da coleção Momento Patrimônio. Fruto do pioneiro projeto Momento Patrimônio, desenvolvido desde 2011 em uma parceria do curso de História, curso de Jornalismo da UPF e UPFTV, o livro é organizado pelas professoras Gizele Zanotto e Ironita Policarpo Machado. A obra está dividida em oito capítulos que giram em torno da pluralidade de memórias e exploram temas como arquitetura, oralidade, religiosidade, estatuária, monumentos e educação patrimonial.
Toda a programação da feira é gratuita. Os homenageados deste ano serão a professora Selina Dal Moro, como Educadora Emérita e o historiador, escritor e membro da Academia Passo-fundense de Letras, Paulo Monteiro, escolhido patrono da Feira. O destaque amigo do livro ficou para a Escola Municipal de Ensino Médio Daniel Dipp, com o projeto Biblioteca Itinerante.