Envolto por um laço, o livro Retrato 3x4 de Passo Fundo parece carregar algumas boas histórias. Junto dele, um prendedor e um bilhete rosa, com caligrafia difícil. A curiosidade ganha forma ao mesmo tempo em que tais objetos passam a fazer sentido e a construir a ideia do livro. Ousado e inovador, Retrato 3x4 de Passo Fundo traz uma nova visão, não só da cidade e das pessoas, como da própria literatura.
As livrarias estão cheias de romances que se passam nas ruas de Paris, nos parques e edifícios de Nova York, nos cafés de Buenos Aires... Mas como será ler uma história ambientada logo ali, na calçada em frente à Catedral, na antiga escadaria do Comercial ou no belvedere improvisado que é o Sétimo Céu? Lugares que dispensam descrição, visto que são como retratos gravados na memória de quem vive aqui. Em Retrato 3x4 de Passo Fundo, Ivaldino Tasca não apenas utiliza a cidade como cenário para uma ficção, como também faz o que já gostaria de ter feito há muito tempo: uma apaixonada declaração de amor a Passo Fundo.
Em meio aos corredores da 27ª edição da Feira do Livro, Retrato 3x4 de Passo Fundo – Um ensaio sobre a paixão e a magia das águas, da Aldeia Sul Editora, é o responsável por trazer um ar de novidade à produção local por se tratar de um livro inclassificável, dotado de diferentes camadas. Primeiro é um ensaio sobre a cidade e suas facetas, sua história, sua personalidade, seu caráter misterioso, mágico, sedutor. Logo se apresenta como uma pequena biografia da relação do autor – e narrador em primeira pessoa – com Passo Fundo, lugar que se tornou seu lar em dezembro de 1961 quando tinha 14 anos.
Por fim, o livro é também um romance de peso, que narra em ordem não-cronológica o sofrimento de Pedro após a avassaladora paixão por uma mulher mais jovem. Morador de Passo Fundo, o personagem e sua trajetória estão entrelaçados a centenas de lugares e personalidades reais. Ao todo, cem nomes foram citados: aparecem na trama Paulo Monteiro, Luciano Azevedo, Tania Rösing, Miriam Postal. Pedro, MAria Caroline, Artur. No meio disso, o que é realidade e o que é ficção? A questão permeia as páginas do início ao fim e a descoberta se dá aos poucos, de frase em frase.
O lançamento oficial de Retrato 3x4 de Passo Fundo acontece no dia 8 de novembro, sexta-feira, com sessão de autógrafos a partir das 18h, dentro da programação da 27ª Feira do Livro de Passo Fundo.