O Sobrado em cena

Grupo Cerco promove turnê pelo Rio Grande do Sul patrocinada pela SULGÁS e chega a Passo Fundo no dia 20 de novembro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Grupo Cerco apresenta no dia 20 de novembro o espetáculo O Sobrado em Passo Fundo, no Teatro do SESC. A sessão, com entrada franca, através da doação espontânea de 1 kg de alimento não perecível, tem patrocínio da Sulgás através do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e integra uma turnê por quatro cidades do Estado.

 O Grupo passou por Campo Bom e Caxias do Sul e encerra a turnê em Porto Alegre, nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro. O Sobrado é uma adaptação cênica de sete capítulos da obra literária O Continente, que integra a trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, com direção de Inês Marocco.

 A ação se passa em 1895, quando o chefe político republicano Licurgo Cambará se encontra sitiado em sua casa, junto à sua família e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Fechados no sobrado durante dez dias, com pouca comida, água e munição, os personagens da trama relacionam-se em um meio perturbado e agonizante, enquanto a morte se faz presente dentro e fora da casa. Nesse ambiente angustiante, Licurgo resiste à invasão dos maragatos e, intolerante, se recusa a pedir trégua aos inimigos. Permeiam nessa obra-prima da literatura gaúcha o patriarcalismo, o belicismo, a relação com a terra e a presença forte e constante das mulheres, fazendo o espectador vislumbrar a formação da sociedade gaúcha.

 Apontado pela crítica como um dos destaques do teatro gaúcho desde o ano de sua estreia, O Sobrado conquistou seis importantes prêmios e o reconhecimento da sua qualidade artística, dando ao Grupo Cerco destaque no cenário gaúcho. No elenco, Anildo Michelotto, Celso Zanini, Elielto Rocha, Elisa Heidrich, Isandria Fermiano, Manoela Wunderlich, Kaya Rodrigues, Luís Franke, Marina Kerber, Martina Fröhlich, Philipe Philippsen, Rita Maurício e Rodrigo Fiatt. A montagem tem iluminação de Cláudia de Bem, cenografia de Élcio Rossini e figurinos de Rô Cortinhas.

 A apresentação acontece às 20h, com entrada franca através da doação espontânea de 1kg de alimento não perecível. Ingressos antecipados no local ou na bilheteria uma hora antes do espetáculo.

Gostou? Compartilhe