A banda Mustache & os Apaches, após conquistar as ruas e teatros do sul ao centro do Brasil, transformando qualquer espaço em palco para shows surpreendentes, lança seu primeiro disco no próximo dia 8 de dezembro em São Paulo, no Auditório Ibirapuera/Itaú Cultural.
A banda independente apresenta em seu primeiro disco composições próprias, que se destacam pela originalidade e criatividade quando comparadas a outras Jug Bands e mesmo bandas atuais brasileiras.
“Harry Nilsson”, faixa de abertura, faz uma espécie de introdução ao disco, ao contar o dia tedioso do personagem que vai à cidade depois de se barbear, apesar do gato dele estar meio magro demais. A música seguinte, “Nega Lilu”, é praticamente a Nega do Cabelo Duro do indie folk nacional.“Come To Sing With Us” prepara o terreno para a próxima canção. E, então, temos “Twaaaaaang”, o single! a música é bem, um convite à dança.
Continuando o disco, temos o momento instrumental com a música “Escapa do Bom”, que traz guitarras num vibe mais estradeira. A influência da tradição vaudeville, da “voz do povo”, fica evidente nas faixas “O Gato”, “Le Bateau e Despedida” que fecham o disco com um swing digno dos anos 20, com piteira e cinta-liga. O disco ainda conta com três faixas bônus, entre elas “Smoke Joes Cafe”, que tende um pouco mais pro blues e uma versão da famosa “Gigolo” pra encerrar com bastante humor.
Mustache & os Apaches
A banda Mustache & Os Apaches nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Inspirados inicialmente pelas Jug Bands norte americanas e pelos espetáculos do Circo Vaudeville, iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo destacaram-se por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows.
A banda é formada pelos gaúchos: Pedro Pastoriz (Voz, Violão e Banjo), Tomás Oliveira(Contrabaixo e voz), Axel Flag (Voz e percussão), Jack Rubens (Bandolim); e por Lumineiro, de Belo Horizonte, que toca o original Washboard; uma antiga tábua de lavar roupa.