O meu gênero preferido de jogo é o first-person shooter, apesar do meu evidente noobismo nos multiplayers internet afora. Ruindade a parte, esse mês todos os games da estante foram ofuscados por BATTLEFIELD 4. Ok, o jogo não alcança nem metade do seu visual real no PlayStation 3 ou Xbox 360 – os gráficos das versões para PC e nova geração são monstruosos, de cair o queixo –, mas a Frostbite 3 consegue fazer mágica e entrega um game muito bonito para os consoles que estão abaixo dos milhares de reais.
Antes de tudo, importante ressaltar que Battlefield foi um divisor de águas em várias instâncias. Ainda no Battlefield 1942, que saiu em meados de 2002, já demonstrava modos então experimentais, como o conquest, que viria a se tornar obrigatório em praticamente todos os FPS's lançados após. A Dice esperou o momento certo para incomodar o reinado de Call of Duty, colocando Battlefield 3 na balança justamente na um mês antes do lançamento de Modern Warfare 3.
Breve histórico a parte, BF4 vem totalmente localizado para o Brasil, com legendas e dublagem de Dan Stulbach e André Ramiro, o Matias do filme Tropa de Elite. Eu ainda me impressiono com esses trabalhos de localização bem feitos, que levam em conta os trejeitos e as gírias, provavelmente uma herança-trauma das várias dublagens porcas que tivemos antes de chegar nesse status.
Mas a melhor sensação de jogar BF é sentir o peso da bala, a física do jogo. Em BF2 Bad Company esse fator já se sobressaía dos concorrentes e em Battlefield 3 aperfeiçoou esse elemento, graças ao poderio bélico da engine gráfica Frostbite 2. Em BF4, além da terceira geração da engine, também existe a inovação do Levolution. Esse sistema permite que praticamente todo, mas todo o cenário seja destruído, além de controlar e inserir eventos no multiplayer. Para ter ideia do nível de detalhe do Levolution, em uma partida onde o mapa tenha mar, o movimento das ondas acontece de maneira uniforme para todos os jogadores. Do nada, um navio pode invadir a praia ou um prédio pode ser utilizado para implodir o time oponente, reconfigurando constantemente a batalha. Em BF4 é assim, quando viu, tá tudo novo no front.