A busca é por transmitir algo além de palavras misturadas à melodias. A ideia é fazer a música transcender. A proposta é tornar a canção uma espécie de lar ou refúgio. Nascida em 2010, a banda General BoniMores é incessante. Com objetivos bem traçados e um caminho percorrido, o grupo traz à tona o rock que Passo Fundo necessita e, por vezes, até exige. Ainda há o que caminhar: depois de uma série de shows em Porto Alegre a banda retorna ao norte gaúcho para o lançamento do clipe da música Dia Feliz.
Rock na terra de Teixeirinha
Incrustada no norte gaúcho, a cidade pode não parecer consumir algo além do tradicionalismo, mas isso não é, de todo, verdade. O rock corre nas veias do povo que se alterna entre a tradicional vaneira e a melodia mais pesada de uma guitarra. Se vier acompanhada de uma letra carregada de personalidade e semelhança com o cotidiano, o consumo é praticamente instantâneo. Suas influências são bem variadas, partindo do rock nacional e internacional até a música popular brasileira. Em seus shows revelam tais influências através dos acordes. Beatles, Rolling Stones, Franz Ferdinand, The Strokes, Kings Of Leon, Los Hermanos, Chico Buarque, Belchior, Cartolas, Ultraje a Rigor e George Harrison.
O caminho de Dia Feliz
Desde o início, a banda dedicou-se a apresentar seu próprio trabalho. No início de 2010 gravou o primeiro single, “Dia Feliz”, que, hoje, está nas frequências das principais rádios do norte do Rio Grande do Sul e ganha um novo clipe na próxima semana. Um ano depois, em 2011, foram convidados pelo Estúdio 7Produções de Brasília para gravar seu primeiro disco. O convite surgiu depois de “Dia Feliz” cair nas mãos e ouvidos do gerente do estúdio, Daniel Nunes. A composição agradou e foi o impulso para a gravação de um disco que nasceu entre Brasília, Porto Alegre e Passo Fundo, sob a produção musical de Rodrigo Chaise. Em dezembro do mesmo ano, antes do lançamento oficial do disco, a banda lançou o single “Tomada” que, ao lado da primeira canção autoral, são as mais pedidas de uma banda que busca, em cada show, mesclar o trabalho próprio com canções que fazem parte da trajetória de cada um.
Uma semana na capital
Nos microfones, o som produzido pelas vozes e mãos de Augusto Dossa, Chico Frandoloso, Jei Silvanno, Dig Dembinski e Alessandro Sebben viajou o estado e pousou em Porto Alegre e Encantado na última semana. “O tempo em que passamos em Porto Alegre foi muito interessante e produtivo já que podemos mostrar um pouco mais do nosso show tanto no trabalho autoral como de canções de artistas que nos identificamos. Nos surpreendemos bastante com a receptividade positiva do público”, comenta a banda. Além do show da banda, a cidade de Encantado pôde receber, também, o especial “Toca Raul” - homenagem a um dos ídolos e influência da BoniMores. A volta para Passo Fundo será com uma agenda lotada.
Um novo “Dia Feliz”
Na próxima semana, a partir de segunda-feira, 9, a banda realiza uma série de pocket shows todos os dias, às 18h30, na Madness da Moron. Na sexta-feira, 13, acontece o grande show, no Bar Brasil, a partir das 22h e com a abertura de Paula Araújo e Jéssica Lunardi. Toda a semana será para a divulgação do clipe de Dia Feliz que, já a partir de segunda-feira, estará disponível para visualização na internet.
Produzido pela Film Journèe e dirigido por Carlos Teston, o clipe segue a essência da banda. “A idéia inicial era fazer algo que transcendesse a música. Conversando com o diretor Carlos Teston vimos a possibilidade de colocarmos em prática aquilo que tínhamos em mente. Ele apresentou um roteiro que agradou a banda e a partir daí começamos a trabalhar”, explicam. A escolha da música acontece porque Dia Feliz é, justamente, a canção que consegue expressar melhor tudo o que a General quer e busca transmitir.
Fim de ano e agenda lotada
E se os primeiros dias de dezembro trazem tanta novidade, o fim dele será da mesma forma. “ O encerramento do ano da BoniMores terá este super lançamento do clipe combinado com a virada no Haras MD, a maior festa de Reveillon da região. Estamos preparando muitas surpresas para o ano que vem”, contam.
Planos para 2014?
A agenda lotada se estende para 2014, sim. As novidades o Segundo Caderno adianta: a primeira é o lançamento de um disco em vinil, através do Selo 180 - e a pré-venda pode ser conferida no site www.selo180.com. A segunda novidade é que o ano novo chega com o fechar das portas de um estúdio para a gravação do próximo disco. Férias? Não. A busca não pode parar.