The Beatles: 59 gravações inéditas

Por Flaubi Farias - www.laparola.com.br

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não poderia ter um começo. Os Beatles acabaram há mais de quatro décadas, mas oficialmente, novos álbuns continuam nascendo. Depois de Live At The BBC Volume 2, a Apple lançou oficialmente o álbum Bootleg Recordings 1963 em formato digital pelo iTunes.

O álbum reúne 59 faixas não divulgadas oficialmente, mas algumas já conhecidas em raríssimas cópias piratas. Especificando a tracklist, são 44 canções gravadas ao vivo na BBC e 15 sobras de estúdio.

A divulgação é uma estratégia para que as músicas não se tornem domínio público, uma vez que as gravações estão prestes a fazer 50 anos. Na Europa, a legislação protege o detentor dos direitos autorais em até cinquenta anos caso a música não seja oficialmente lançada. Se ela for lançada e registrada, como foi o caso agora, a legislação protege os direitos em setenta anos.

Esta estratégia tem sido adotada por várias gravadoras afim de manter o lucro sobre a propriedade intelectual dos artistas antes de a obra se tornar domínio público. Um exemplo foi o álbum The Copyright Extension Collection, com bootlegs do Bob Dylan, lançado pela Sony.

O motivo do lançamento foi o mesmo, garantir os copyrights. Dá para dizer que esta ação não é o que as gravadoras exatamente desejam, mas sem dúvida é o que elas precisam fazer para continuar lucrando

Gostou? Compartilhe