“Fazido” é a definição perfeita para o badalado Hideo Kojima. Isso por que, ano após ano, o game designer sempre diz que não irá fazer um novo Metal Gear - e acaba voltando atrás. Ainda assim, logo logo teremos Metal Gear Solid: Ground Zeroes (MGS: GZ), jogo em um mundo aberto que será um prólogo para Metal Gear Solid: The Phantom Pain.
MGS:GZ terá os acontecimentos do capítulo lançado originalmente para PSP em 2010 como ponto de partida. Um dos principais trailers mostra um local denominado Camp Ômega. Poderemos escolher uma das várias ilhas e voar até lá chamando um helicóptero de resgate. A expectativa é, como nos grandes jogos de mundo aberto e ainda mais depois de GTA V, é uma liberdade de fato para escolher o percurso de ação.
A demonstração da Fox Engine rodando a todo vapor impressionou pelo realismo (vide galeria de imagens abaixo), desde os pingos da chuva batendo na câmera, o vento nas plantas e roupas, a mistura da água com o metal das armas, os reflexos da luz na câmera até a lama se formando no chão. A qualidade visual é algo tradicional da franquia, desde os poucos pixels suportados pelo MSX nos anos 80 até o PS3. Em certos momentos, é difícil acreditar que GZ será para Xbox 360 e PS3, ainda mais rodando em tempo real.
Se as expectativas são ótimas nos quesitos visuais e jogabilidade, a trama, que é um dos principais atrativos da série, é motivo de dúvidas. Será que teremos o elo perdido com o primeiro jogo de 1987 – a revolta em Outer Haven? Será que veremos Gray Fox, Solidus, Liquid ou até mesmo Solid Snake? Uma das varias teorias que circulam pela net é que o garoto aprisionado poderia ser um dos descendentes diretos de Big Boss, mas a dúvida é qual deles. A frase “From FOX, two phantoms were born” ajuda a reforçar isso. Grande parte das teorias são bastante improváveis, mas não são totalmente impossíveis.
Será que GZ vai ser o último grande suspiro da geração atual, servindo apenas como um aquecimento para os novos consoles ou como teste da Fox Engine? Será que o título servirá como laboratório para MGS5, principalmente no fator mundo aberto? E a história, como fica com dois novos episódios canônicos? O negócio é esperar até o lançamento do game, ou até a próxima vez que Kojima vai “se fazer” novamente.