Revisitando o acervo

No Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e no Museu Hiostórico Regional a visitação acontece de terça à sexta-feira das 8h30 às 17h30 e aos sábados e domingos das 13h30 às 17h30.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na última semana as crianças do Projeto Brincando nas Férias, promovido pelo SESC Passo Fundo, visitaram a exposição “Revisitando o Acervo – Passo Fundo e suas histórias” no MHR – Museu Histórico Regional e a exposição “Inéditas” no MAVRS – Museu de Artes Visuais Ruth Schneider.

A exposição visitada no MAVRS apresenta à comunidade as últimas doações recebidas pelo museu entre o consórcio de gravuras 2012 e doações particulares recebidas nos últimos dois anos. As crianças puderam apreciar uma extensa lista de artistas renomados, como Maria Tomaselli e Nelson Jungbluth, dividindo espaço com a nova geração, como Flávio Trampo e Nik Neves, além de uma variada gama de técnicas de produção artística que estão disponíveis ao público.

Após a visita as crianças participaram da proposta do Projeto Educativo chamado “Tinha um avatar na minha cidade, vou mostrar como era”, onde cenários de gravuras utilizadas na exposição foram usados para que elas montassem seus avatares, utilizando técnicas de gravura.

Já a exposição que ocorre no MHR é composta de objetos e fotografias que ilustram a trajetória de desenvolvimento da cidade, mostrando aos visitantes desde a ocupação do espaço, passando pelo tropeirismo, enfim evidenciando aspectos da cultura, do comércio, entre outros segmentos de Passo Fundo, que completou no ultimo ano 156 anos de emancipação.

Durante a visita as crianças participaram do lançamento dos materiais educativos do museu, com o qual foram presenteados. Composto por jogos que estimulam o desenvolvimento infantil, os materiais foram produzidos com recurso do Prêmio Darcy Ribeiro, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus, o qual o MHR foi contemplado no edital de 2012. Com ele o grupo de visitantes, orientados pelas estagiárias acadêmicas do curso de História da UPF, interagiu com a exposição a partir dos jogos e das brincadeiras propostas no conteúdo educativo.

Gostou? Compartilhe