Cada cômodo acolhe um pouco da arte. Em cada pedaço de uma casa, um pouco de interpretação. Entre salas e corredores, a essência do palco se esconde. Ali, na recém nascida Escola de Atores, a vida parece andar de forma muito rápida. Com espaço para se desenvolver, a arte acompanha.
O projeto da Escola de Atores é ousado: dar estrutura para que o ator se desenvolva e cresça dentro das suas potencialidades. Os investimentos são direcionados para as áreas de TV e vídeo, interpretação, musicalidade para atores, dança. Além disso, a casa conta com um palco italiano e espaço para mini espetáculos; camarim com espaço para oficinas de maquiagem e, ainda, no primeiro semestre, no espaço externo da casa será montada uma estrutura para ensaio da arte circense com tecidos e trapézio. Tudo isso está ganhando vida, pouco a pouco. As oficinas já estão listadas e as inscrições estão abertas.
Ao longo do ano, 20 oficinas serão realizadas. Direcionadas para o teatro, para a música ou para o circo elas podem ser adequadas ao nível de conhecimento de quem se escreve. Não se pode falar em valor ou duração: há oficinas que duram um dia e outras que duram um mês; há oficinas com atores da cidade e outros de Los Angeles. É preciso apostar e experimentar.
Entre as apostas da Escola de atores está a oficina A preparação do ator - o Método de Stanislaviski, com César Scortegagna, diretor e ator da Metamorphosys Cia Teatral e Master Class em Criação Musical com o músico Augusto Baschera. Isso apenas em março. Para abril, Junior Noleis da URS Fundão já confirmou a oficina de DJ e Carlinhos Tabajara vai ministrar a oficina de Jogos Teatrais e Improviso.
Além dessas oficinas, estão abertas, também, as turmas regulares de teatro: Teatro Kids - dos 07 aos 10 anos; Teatro tens - dos 10 aos 13 anos; Teatro Adolescentes - dos 14 aos 17 anos; e a turma de teatro para adultos a partir dos 18 anos.
As inscrições, tanto para as turmas regulares quanto para as oficinas, podem ser feitas na propria escola na Rua Uruguai, 1288. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-0938 ou aqui mesmo no Segundo Caderno. Nas próximas semanas, você poderá conferir um pouco mais da estrutura da escola e de cada oficina. Fique ligado!
A escola
Ao passar pela porta, o cheiro da reforma indica a mudança. Em meio a prédios, uma casa. Além do concreto, uma ideia, um ideal, um sonho. A proposta da Dia Indústria da Arte é transformar uma casa em uma Escola de Atores. Funcionou!
Assim que a Dia Indústria da Arte surgiu, há quatro anos, o sonho de uma Escola de Atores surgiu junto. “Estávamos nos preparando para esse momento”, conta Iussen Seelig. Ele, ao lado de Felipe Lemos, é o responsável pelo sonho que começou a tomar forma nos últimos dois anos. “Pinçamos alguns conceitos das escolas do Rio de Janeiro e São Paulo e há dois anos paramos para começar a concretizar isso”, explica.
O espaço é multi-uso e abriga uma estrutura que vai da música ao teatro num iscar de olhos. Durante todo o ano, serão mais de 20 oficinas com artistas de todo o país.