No palco, composição e arte para identificar o respeito à criança, à brasilidade, à amizade e à transformação. No espetáculo, sete personagens, de diferentes regiões do Brasil, recebem simultaneamente uma misteriosa carta de Villa-Lobos. A carta os convida para uma viagem de trem. Por obra do destino ou da escrita, eles se encontram na estação e constatam que o trem havia partido sem que pudessem embarcar a tempo. Esse fato provoca instabilidade e um questionamento individual sobre o sentido de estarem ali. O sentido da viagem, o sentido do trem. O sentido da própria vida. Ao se conhecerem, percebem as necessidades e os desejos comuns e decidem, então, construir o próprio trem.
“O Trenzinho do Caipira” – Projeto Villa-Lobos Para Crianças de Todas as Idades - nasce do sonho de compartilhar com as crianças a importância e a beleza da música erudita. O espetáculo leva o mesmo nome da composição feita por Villa-Lobos em 1930, caracterizada por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. Por aqui, sobe ao palco do Teatro do Sesc na próxima quinta-feira, 13, às 10h e às 15h – de forma gratuita para alunos da rede pública de ensino, mediante agendamento -, e às 20h, para público. Os ingressos estão sendo vendidos a a R$10,00 e R$ 5,00.
Além do espetáculo, Cia do Abração de Curitiba também oferecerá uma oficina gratuita para o público infantil, a partir de técnicas teatrais lúdicas da Contação de Histórias e Animação de Objetos, presentes na prática do Teatro para Crianças da Companhia. A ideia é desenvolver a sensibilidade dos participantes, aflorando o espírito coletivo e lúcido da brincadeira usado como ferramenta para a construção da arte.