A escola é, além de um ambiente social de ensino e de aprendizagem, um local de formação do sujeito, com princípios éticos e morais sólidos e, no qual circulam ideias. Por isso, uma das suas funções é a formação leitores, afinal, isso significa formar cidadãos capazes de compreender e interpretar os detalhes e contextos dos variados textos a que tem acesso, além habilitá-los a usar as palavras de forma autoral, persuasiva e crítica. Desta forma, o estímulo à leitura e a socialização dela é priorizado nas instituições de ensino da Rede de Educação Notre Dame, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, sem se limitar às disciplinas relacionadas à Área do Conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Neste contexto, no cotidiano escolar, diversas são realizadas. No Colégio Notre Dame, por exemplo, a 1ª Série do Ensino Médio foi desafiada a, após leitura, encenar “O Auto da Compadecida”. A obra de Ariano Suassuna, que é um roteiro teatral rico em elementos cômicos e com discurso moralizador – o que o caracteriza como auto –, tem sua narrativa em linguagem regional do nordeste brasileiro. São essas características afins ao conteúdo do segmento - tanto na disciplina de Língua Portuguesa, que estuda as variações linguísticas, os regionalismos e as expressões socioculturais, quanto em Literatura, que durante o ano terá como objeto de estudo o Humanismo e suas representações literárias, dentre as quais os Autos são expoentes – que motivaram sua escolha, pelos educadores Bruno Philippsen e Roberta Costella.
As adaptações apresentadas pelos estudantes foram avaliadas como Atividade Diversificada, em ambas as disciplinas, com ênfase nos aspectos textuais e técnicos da produção teatral. Também foram considerados o envolvimento e a organização em todas as etapas de preparação e na encenação. De forma sintética, a obra foi representada pelas quatro turmas do segmento, com diálogos adaptadas pelos próprios estudantes à linguagem do seu cotidiano. Para isso, cada turma foi responsável por um trecho da obra, cuja encenação foi assistida pelos demais.