Semana de Cinema

FAC Cine Fórum: A Faculdade de Artes e Comunicação promove a exibição de filmes e a discussão sobre os mesmos em cinco noites

Por
· 2 min de leitura
Um dos filmes exibidos é Persépolis, que envolve uma crítica socialUm dos filmes exibidos é Persépolis, que envolve uma crítica social
Um dos filmes exibidos é Persépolis, que envolve uma crítica social
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cinco noites voltadas, exclusivamente, para a sétima arte.  Cinco noites de olhos voltados para a tela e para as discussões que as cenas repercutem. Cinco noites, cinco filmes, cinco debates. A segunda edição do FAC Cine Fórum, evento promovido pela Faculdade de Artes e Comunicação, da UPF, inicia na próxima segunda-feira e, através de diferentes filmes e olhares, mergulha no cinema e propõe um estudo sobre o rodado em tela.

Organizado pela Profa. Bibiana de Paula Friderichs, coordenadora do curso de jornalismo, e pelo Prof. do curso de jornalismo Fabio Luis Rockenbach, o evento tem o objetivo de desenvolver o senso crítico do telespectador através da leitura de textos audiovisuais. Os filmes são transmitidos numa sessão de cinema, logo após, é realizado um debate com professores e alunos, a fim de que novas percepções e interpretações surjam no decorrer da discussão. A iniciativa envolve todos os cursos da FAC: Artes Visuais, Design Gráfico, Jornalismo, Música e Publicidade e Propaganda.

Na tela, a arte de Arca Russa, o jazz de Por volta da meia noite, o retrato da realidade de O Banheiro do Papa, a crítica social de Persépolis e os desencontros de Medianeras - Buenos Aires na era do amor virtual. Os cinco filmes escolhidos pelo colegiado de cada curso, norteiam as discussões da noite. Fábio Rockenbach destaca que a obra não tem, necessariamente, relação com a profissão ou com o curso em questão, mas que a abordagem acontece de forma sutil. “É o caso de Arca Russa, um filme único na história do cinema, rodado em uma única tomada sem cortes, ambientado e gravado dentro do Museu Hermitage, em São Petersburgo, escolhido pelo curso de Artes Visuais, ou Por Volta da Meia Noite, escolhido pelo curso de música, que tem como background e motivação principal o jazz”, exemplifica. As discussões envolvem profissionais das diferentes áreas do conhecimento, da arte à história, e a liberdade para discutir é o que aproxima os alunos do debate..

Na primeira edição do evento, no ano passado, mais de 400 alunos – inclusive de outras unidades da Universidade – se inscreveram. A avaliação positiva motivou a segunda edição do evento. “Como a estrutura e o formato funcionaram, mantivemos ela para essa segunda edição, porém optamos por, na medida do possível, não repetir as mesas do ano passado, para diversificar os olhares e os debates em torno dos filmes escolhidos”, explica o professor.

O critério de seleção dos filmes é único de cada curso, e é livre. O objetivo é proporcionar um debate que vá além da proposta do curso, mas que seja de compreensão universal e que proporcione, também, novas discussões. “O cinema pode ser visto de várias formas: como arte que interpreta, ou reconstrói, a sociedade; como entretenimento de massa, como veículo de manipulação, como ferramenta ideológica. Queremos formar profissionais que tenham essa capacidade de interpretar e discutir o cinema, que efetivamente saibam VER o filme, e não apenas ASSISTIR ao filme”, conclui.

O evento acontecerá do dia 12 até o dia 16 de maio às 19h20min no auditório do curso de Direito da UPF. Em virtude da dimensão que o evento ganhou, a participação está restrita para os alunos da FAC.

Gostou? Compartilhe