Simbá, o marujo é o Livro do Mês

Os seminários, que devem envolver acadêmicos e comunidade em geral, estão previstos para acontecer entre os dias 26 a 28 de maio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A obra da autora Stela Barbieri “Simbá, o marujo” será debatida na programação do projeto Livro do Mês em Passo Fundo. Os seminários, que devem envolver acadêmicos e comunidade em geral, estão previstos para acontecer entre os dias 26 a 28 de maio, nos campi Passo Fundo e Casca, com a presença da autora. O primeiro seminário ocorre no dia 26/05, às 19h30, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus I da UPF; já no dia 27/05, alunos e professores da rede municipal de ensino e comunidade em geral poderão acompanhar o debate no Teatro do Sesc, em Passo Fundo a partir das 9h. Ainda no dia 27, às 19h30min Stela Barbieri participa de atividades no Campus Casca. Na quarta-feira, dia 28/05, é a vez dos alunos e professores da rede estadual conversarem com a autora, às 9h, no Teatro do Sesc em Passo Fundo.

Sinopse
Pássaros gigantes, homens que pescam diamantes dentro da toca de cobras monstruosas, bandidos caçadores de elefantes, cavalos do mar, tempestades mortais... Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados por Simbá, o marujo. Agora, o herói milenar do oriente ganha uma edição à altura de suas aventuras, com texto saboroso da exímia contadora de histórias Stela Barbieri e ilustrações grandiosas do premiado Fernando Vilela, em lançamento caprichado da Cosac Naify.

Stela Barbieri se debruçou sobre mais de 30 traduções das viagens de Simbá para escrever a sua versão das histórias. Outro cuidado da autora foi se manter fiel ao estilo de narrativa oral. “Escrevi este texto como se um filme interno se criasse em minha mente, cena após cena. Fernando Vilela nos presenteia com ilustrações deslumbrantes que preenchem as páginas”, enfatiza. Inspirado pela arquitetura, cores e formas orientais, Vilela criou barcos ornados de arabescos, reinos exóticos e animais fantásticos. Ele também fez uso de carimbos de madeira e borracha para recriar em detalhes o universo de Simbá. Para representar tempestades e tufões, optou por pintura a nanquim, aplicado com canetas, pincéis e sopros do próprio ilustrador.

Sobre a autora
Stela Barbieri é paulista, nasceu em Araraquara em 1965. Artista plástica, educadora, escritora e contadora de histórias. É curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo desde a 29ª Bienal de Arte. Em 2011, implementou o educativo permanente da Fundação Bienal e realizou a curadoria educativa da exposição "Em nome dos artistas". Em 2012 realizou a curadoria do Educativo da 30ª Bienal - Iminência das poéticas e em 2013 esteve à frente do Educativo na exposição 30X Bienal.

Gostou? Compartilhe