Longe das salas de cinema ou da programação da televisão, fora dos circuitos comerciais e distante dos números meteóricos de bilheterias, habitam filmes cujo objetivo é mais que entreter. Talvez ensinar. Quem sabe transmitir uma mensagem ou algo assim. A Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” para a Infância e Juventude oferece as crianças e jovens a oportunidade de encontrar com filmes assim. Temas como companheirismo, solidariedade e responsabilidade permeiam histórias de personagens de hábitos e culturas diversas, da América à Europa.
A Mostra é um recorte do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, da Argentina e traz obras representativas da diversidade cultural, que além de promover a diversão, motivam a reflexão, a curiosidade e o prazer da descoberta. Entre maio e junho serão exibidos 8 filmes destinados a escolas públicas e particulares de Passo Fundo e região. A entrada é franca mediante agendamento.
Ontem, o drama brasileiro No Olho da Rua foi exibido para crianças de 10 anos e hoje, Kérity, A Mansão dos Contos, de Dominique Monféry, será exibido em dois horários.
Natanael tem 7 anos e ainda não sabe ler. Uma velha e excêntrica tia deixa de herança uma mansão para os pais dele e a coleção de livros para o sobrinho. O menino descobre que os livros servem de esconderijo para todos os heróis de literatura infantil, que ganham vida e pedem a ajuda do menino para sobreviver ao tempo. Pouco a pouco, o jovem Natanael descobre que se os livros sumirem da biblioteca, as histórias e os personagens – agora vivos e palpáveis - também sumirão para sempre. Quando os seus pais começam a vender os livros, ele enfrenta tudo e todos para salvar os novos amigos e as histórias a que pertencem.
Destinado a crianças que tenham idade entre 4 e 10 anos, o filme é uma animação sobre a importância da leitura na vida infantil e do estímulo a criatividade. O roteiro é de Anik Le Ray e Alexandre Révérend e a animação de Rébecca Dautremer.