I Concurso de Quadrinhos: mostre a sua arte

Dentro das comemorações de aniversário do AHR e IHPF, o Arquivo lança o I Concurso de Quadrinhos buscando instigar, de uma forma diferente, a população para a preservação da memória local

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Paralela à história do homem, a história da arte sequencial tem seus primeiros registros no interior de cavernas ou, ainda, nas superfícies rochosas habitadas pelo homem primitivo. Pinturas aí encontradas remontam rotinas pré-históricas: os rituais, a caça, o cotidiano. Os quadrinhos assumiram, ao longo do tempo, um papel importante na história: ora entreteram, ora criticaram, ora colaboraram no desenvolvimento da própria arte. Hoje, considerados uma expressão literária e artística, são usados para além da diversão e ficção: Em Passo Fundo, o I Concurso de Quadrinhos propõe que a arte seja usada para preservar a memória de uma cidade.

Promovido pelo Arquivo Histórico Regional, dentro do cronograma das comemorações dos 30 anos da instituição e dos 60 anos do Instituto Histórico de Passo Fundo, o concurso busca instigar estudantes de todos os níveis, profissionais e a comunidade em geral para a importância das memórias e da história local. A proposta é, portanto, que seja construídas diferentes histórias sobre Passo Fundo, personagens ou acontecimentos que fazem parte da linha do tempo da cidade, podendo ser baseadas em livros ou artigos.

Sobre a participação

O regulamento indica que podem participar estudantes de todos os níveis, desenhistas de quadrinhos não profissionais e profissionais desde que apresentem trabalhos originais e inéditos neste concurso. Os participantes podem se inscrever em três categorias: Estudantes do ensino básico (fundamental e médio), Acadêmicos de graduação e desenhistas não profissionais e Desenhistas profissionais.

Apresentando o trabalho
Para inscrever o trabalho, é preciso que a obra cumpra alguns critérios importantes: ser inédita, de sua autoria (própria ou coautoria); que não tenha sido apresentada em outro evento e/ou concurso anteriormente (e que permaneça sem divulgação até o fim do concurso); que não tenha seus direitos de edição comprometidos; e que não tenham sido e não sejam publicados em qualquer forma por terceiros. O prazo de recebimento das inscrições inicia em 02 de junho de 2014 e encerra em 31 de julho de 2014. 

Além disso, as histórias em quadrinhos devem estar relacionadas a cidade, ser escritas em português, ter entre 2 e 6 páginas (em papel A4) e realizadas somente em um dos lados da folha para que estejam claras e visíveis. O texto e os desenhos poderão ter técnica livre, mas apresentadas em preto e branco. Cada trabalho deve ser apresentado no original e em três cópias, assinadas com nome ou pseudônimo dos autores. Por fim, todo o material deverá ser entregue diretamente no Arquivo Histórico Regional ou encaminhado via SEDEX. O horário de recepção dos originais no AHR será das 8h às 11h30min no período da manhã e das 14h às 17h30min no período da tarde, de segunda a sexta-feira.

 

Julgamento
A comissão julgadora é composta por 7 profissionais designados pelo AHR que escolherão três trabalhos vencedores por categoria. O resultado será conhecido no dia 17 de setembro, em atividade integrante do ciclo comemorativo dos aniversários do AHR e IHPF.

Prêmios
As obras vencedoras serão editadas e publicadas posteriormente em obra organizada pelo AHR.

Para acessar o regulamento completo, clique aqui.

Gostou? Compartilhe