Um novo olhar para a tradição

Na próxima sexta, o grupo Mas Bah! traz um show repleto de releituras dos clássicos gaúchos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um grupo musical composto de jovens e talentosos músicos que proporcionam uma releitura de nossos clássicos gaúchos. Assim, numa definição breve, se apresenta o Grupo Mas Bah!. Dentro de um Centro de Tradições Gaúchas, surgiu a proposta: formar um grupo musical. Desafio aceito e, desde 2011, os cinco músicos viajam o estado apresentando uma nova forma de ver e ouvir a tradição gaúcha.

Jacson Jaques, Rafa Martins, Leandro Sirtuli, Gustavo Brodinho e Fernanda Lopes têm um estilo próprio de cantar, tocar e se expor no palco. Eles contam que, logo nos primeiros ensaios, perceberam que o trabalho iria fluir. De fato, as primeiras apresentações comprovaram que o público comprou a ideia de renovar a tradição e de expor os tradicionais ritmos da milonga, jazz, vaneira, rock, valsa, samba, bugio, blues, xote e reggae através de uma fórmula diferente e inusitada. A proposta é de representar o folclore gaúcho através de um novo olhar e, ainda, quebrar a barreira que distancia a música regionalista do popular e universal.

O nome do grupo, Mas bah!, surgiu, justamente da tradição gaúcha que os cinco carregam consigo. Entre instrumentos diferentes, melodias e arranjos ousados e paradinhas que possibilitam a interação do público com o palco, o grupo destaca o conjunto das vozes como elemento principal do sucesso. “Para compor um grupo vocal coeso, não basta bons cantores, tem que haver muita coisa em comum, como afinidades timbrísticas, tessituras vocais compatíveis, para que dessa forma o resultado final soe como um acorde só. Costumamos dizer que o produto que se tem quando o grupo Mas Bah! canta junto é incrivelmente maior do que a simples soma de suas vozes”, comentam.

Com menos de um ano de estrada, o grupo participou de um festival e música em Novo Hamburgo, venceu a competição com um chamamé e, como prêmio, ganhpi a gravação de um CD. No segundo semestre de 2012, os estúdios receberam o grupo e surgia o Desplugado. Buscando uma sonoridade limpa, leve, com arranjos vocais dinâmicos, e uma carga grande de energias positivas, o CD está, agora, viajando pelo Rio Grande do Sul e desembarca em Passo Fundo na próxima sexta-feira, no Teatro do Sesc.  

Desplugado, Grupo Mas Bah!
Teatro do Sesc
6 de junho, 20h
Ingressos: R$20 (desconto para carão Meu ON e estudantes)

Gostou? Compartilhe