É a vez dos vizinhos argentinos confirmarem presença no Festival de Folclore de Passo Fundo. Em época de Copa do Mundo, a rivalidade pode até existir, mas apenas dentro de campo. A Argentina já faz parte do evento e, na última edição, emocionou Passo Fundo com a intensidade do tango. Dessa vez, Ballet El Trebol, da Província de Santa Fé, é o representante do país.
Fundado em 1978, o grupo foca no folclore argentino. Com cenários, alegorias e coreografias que remetem ao país, o Ballet El Trebol utiliza da dança e de oficinas para ensinar a cultura argentina a crianças e adolescentes. Como carro-chefe do grupo, o tango volta ao palco do Festival. O grupo usa da história e de antigas versões musicais para trazer a intensidade e a sensualidade da dança. Com coreografias de Victor Recalde e marca expressiva de Graciela Pons, os tangos em cena mostram uma época que foi capaz de mudar, para sempre, sempre os gestos, as posturas e boa parte da identidade dos argentinos.
O XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, acontece de 15 a 23 de agosto de 2014, e tem a promoção da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e CIOFF, com a apresentação do Ministério da Cultura e o patrocínio de inúmeras empresas privadas além do Município