Embaixadas do Brasil na Grécia, no Japão e na Inglaterra aproveitaram o período dos jogos mundiais para divulgar a cultura brasileira. Em Londres, no dia de abertura do Mundial, 12 de junho, o Brazil Day atraiu cerca de 25 mil pessoas e contou com a London School of Samba, a primeira escola de samba criada na Inglaterra em 1984. Além da Inglaterra, outras atrações ainda podem ser vistas mundo afora. Shows, exposições e até pavilhão assinado por arquiteto renomado fazem parte da programação.
Em Atenas, na Grécia, por exemplo, visitantes podem conferir a exposição "When Art meets Football", do artista plástico grego Dimos Flessas até 20 de julho. A mostra foi promovida pela embaixada do Brasil na Grécia, inaugurada em 5 de junho.
Já no Japão, há um espaço extra para sediar eventos de divulgação da cultura brasileira. Até 18 de julho,o pavilhão assinado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban permanecerá montado na embaixada, com apresentações musicais, projeções de filmes e workshops. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, o projeto do arquiteto japonês é uma estrutura de papelão reciclado, instalada em frente à fachada do edifício da Embaixada, de autoria de outro arquiteto consagrado, o brasileiro Ruy Ohtake.
Shigeru Ban, ganhador do Prêmio Pritzker 2014 (considerado "o Nobel" da arquitetura) é conhecido pela sustentabilidade de seus projetos. Sua intervenção na Embaixada do Brasil será montada em parte pela própria comunidade brasileira, e desmontada logo após o Mundial.
Brazil Day
Um dos pontos mais tradicionais de Londres, a Trafalgar Square, famosa praça localizada no centro da cidade, ganhou colorido diferente na abertura do Mundial, em 12 de junho. O verde e o amarelo tomou conta da praça durante o "Brazil Day", festival ao ar livre com entrada franca promovido pela embaixada do Brasil na capital inglesa.Capoeira, música ao vivo, DJs e aulas de dança animaram os cerca de 25 mil visitantes. Um dos grandes destaques ficou por conta da London School of Samba que animou o público.
Entre os objetivos do evento estão os de celebrar a cultura brasileira, a paixão pelo futebol e mostrar um lado diferente da violência mostrada nas capas dos jornais.