A hora do dragão

Uma história emocionante, dinâmica e veloz: Como Treinar Seu Dragão 2 traz a evolução dos personagens e uma nova forma de narrativa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite – ou o chamado Banguela. Na ilha de Berk, vikings e dragões fazem do cotidiano uma prova de tolerância e amizade. O cenário, no entanto, nem sempre foi assim. A animação Como Treinar seu Dragão, que estreou lá em 2010, conquistou o público ao mostrar a aproximação de Soluço com um mundo diferente do seu. Agora, quatro anos mais tarde, a narrativa ganha uma continuação que chega aos cinemas.

Baseado em uma série de livros infanto-juvenis escritos por Cressida Cowell, Como Treinar Seu Dragão tem uma essência narrativa similar a de Harry Potter ou Percy Jackson. A adaptação, em forma de animação, foi um sucesso de crítica e bilheteria. Agora, a ideia é investir no que deu certo e ampliar a história. Tudo é maior: desde os desafios até os confrontos. A essência, no entanto, permanece a mesma: a busca pela tolerância em favor de uma convivência pacífica. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka, mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, um domador de dragões, que deseja controlar todos os dragões existentes. Escrito e dirigido por Dean DeBlois – roteirista do emocionante “Mulan” –, o filme aceita correr o risco de parecer repetitivo. O fato é que, na verdade, Como Treinar Seu Dragão 2 mantém os elementos que fazem do primeiro filme um sucesso e surpreende ao retratar uma história de amizade aprofundando o universo da ficção.

Apesar de ser uma animação, o filme é indicado para todas as idades porque fala, justamente, da importância de olhar o outro sem preconceitos. A segunda parte da história, traz, ainda, o amadurecimento dos personagens, o que possibilita que adultos também se identifiquem com Soluço. Além disso, o longa traz referências filosóficas e históricas para desenvolver a história e a narrativa ganha maior complexidade sem perder a emoção e a simplicidade de um filme que aborda os sentimentos. Vale ressaltar que a história ganhará, ainda, uma terceira parte e a proposta é, justamente, aprofundar ainda mais os personagens e a relação entre eles.

Como Treinar Seu Dragão 2 está disponível no Bella Città, em 3D, nos horários das 14h20, 16h30 e 18h40. Já no Bourbon, os horários são às 14h, 16h10 e 18h20

Gostou? Compartilhe