Do lugar onde está o ponto mais alto da terra, a vibração de um povo. Na região dos Himalaias está o lar da Monte Everest e o berço de Buda. Nepal, país de grande valor histórico, cultural e intelectual é mais um dos países confirmados para o palco do XII Festival Internacional de Folclore. Com uma cultura tão vasta quanto a sua história, o país retrata, através da música e da dança, as tradições passadas de geração em geração.
Grupo amador de danças folclóricas, “Nepa Laya Folk Art Forum”, representa a localidade durante o evento. A proposta é apresentar danças folclóricas utilizando artistas modernos de dança, música e teatro do Nepal. Além do folclore, a música e dança representam, também, a identidade étnica do país. Com danças vivas, cores fortes e melodia vibrante, o grupo busca preservar a essência da arte que é centenária. O líder do grupo, Prof. Dr. Dambar Narayan Yadav, comenta que a vinda do grupo para Passo Fundo é uma forma de fixar, ainda mais, a importância de preservar a cultura: “é muito importante preservar para as futuras gerações a cultura que recebemos de nossos antepassados, para conservar cultura e tradições centenárias nos dias atuais”.
O XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, acontecerá de 15 a 23 de agosto de 2014, e tem a promoção da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e CIOFF, com a apresentação do Ministério da Cultura e o patrocínio de inúmeras empresas privadas além do Município.