Museu de portas abertas

O MAVRS, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, está em busca de um ilustrador e de novos artistas. Quer fazer parte da arte de Passo Fundo?

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tornar-se parte de algo exige, na maioria das vezes, uma mente focada, mangas arregaçadas e foco no trabalho a ser desempenhado. O sentimento de pertencimento, no entanto, recompensa qualquer noite mal dormida, um dia que passa mais rápido. Na arte, o processo segue o mesmo caminho. A ideia surge de forma subjetiva e se concretiza a partir do tempo dedicado a ela. O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider busca novos artistas que estejam dispostos a pertencer a uma equipe e por isso abre as portas através de duas seleções.

Um novo ilustrador

A partir dessa sexta-feira, o Museu inicia a busca por um ilustrador para a criação da personagem Ruthinha e, também, dos personagens Centopeia e Jacaré que fazem parte da identidade do Museu e compõem a ilustração de um folder distribuído como material didático impresso do Museu MAVRS. A contratação desse profissional acontece com verba conquistada a partir de seleção no Edital Modernização de Museus Microprojetos proposto pelo Ibram-Instituto Brasileiro de Museus.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de julho e o trabalho de ilustração deve acontecer entre 10 e 30 de julho. Além da ficha de inscrição, o candidato deverá enviar o currículo artístico e fotos das últimas produções. Também, deve enviar uma proposta dos personagens pedidos pelo Museu – direcionados ao público infantil. Serão avaliados a capacidade de aplicabilidade das propostas nos termos previstos no projeto, aspectos estéticos, artístico, técnico, atendendo a critérios de melhor técnica e melhor preço.  Mais informações e ficha de inscrição podem ser encontradas no site do Museu: www.upf.br/mavrs.

Novos artistas

Além da oportunidade de colaborar com a identidade do Museu, o MAVRS abre espaço para os novos artistas que desejam colocar a sua proposta em evidência. Até o dia 6 de julho, próximo domingo, é possível inscrever trabalhos que serão expostos no período de 10 de outubro a 16 de novembro de 2014, no espaço Glauco Pinto de Morais. A única exigência é que o artista seja egresso da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo.

Depois de inscritas, as propostas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção, composta por um representante do Conselho Curador dos Museus, coordenação do curso de Artes Visuais da FAC UPF, coordenação do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e artistas convidados. As propostas podem ser inscritas de forma individual ou coletiva e, se aceitas, podem ser expostas de forma integral ou parcial.

Para se inscrever, é preciso enviar um portfólio com o currículo artístico e fotos de no mínimo seis obras – três delas devem ter sido produzidas a partir de 2012. As inscrições serão feitas mediante o envio da documentação exigida em edital e preenchimento da ficha de inscrição, que pode ser acessada no site do Museu: www.upf.br/mavrs

Gostou? Compartilhe