África do Sul
Da Província Limpopo, na África do Sul, chega mais um dos grupos confirmados para o palco do Festival Internacional de Folclore. Criado em 1993 por Moteka William Mohlala, o grupo Dikwena Tse Botse Tsa Ga Matsepe, ou apenas Dikwena, é uma organização sem fins de lucrativos composta por 60 dançarinos – entre adultos e crianças, homens e mulheres. A proposta do grupo é explorar os diferentes estilos de Bapedi, música tradicional do país e, além dela, as danças e melodias da cultura indígena. Além do caráter musical e artístico, o grupo possui, também, uma estrutura histórica: é membro do CIOFF do país, está afiliado sob o Patrimônio Cultural Africano e é um dos representantes do ativismo cultural e tradicionalista da luta pela paz na África.
Moçambique
Outro país do continente africano, o Moçambique está estruturado sob o tradicionalismo. De lá, Passo Fundo recebe a Associação Grupo Cultural Wuchene que trabalha a área cultural do país. Fundada em junho de 2000, o objetivo do grupo é conservar o património cultural do país, no domínio da pesquisa, preservação e divulgação das danças, ritmos e diferentes instrumentos tradicionais. Além disso, através da música, a Associação busca defender os interesses dos jovens na promoção e divulgação de meios de prevenção contra os males que enfermam a sociedade. Ao todo, a Wuchene possui um repertório com cerca de 30 danças tradicionais que representam o país todo. O grupo já é presença frequente nos Festivais de Folclore pelo mundo e, pro aqui, encontra a semelhança do idioma. Para o Festival o grupo – entre bailarinos e músicos – sobe ao palco para dar vida a uma faceta africana.
O XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, acontece de 15 a 23 de agosto de 2014, e tem a promoção da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e CIOFF, com a apresentação do Ministério da Cultura e o patrocínio de inúmeras empresas privadas além do Município