Final de semana em cena

II Passo Fundo em Cena traz o Grupo Ritornelo e a Dia Indústria da Arte no palco do final de semana

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agosto inicia com um extensa agenda cultural na cidade. É momento de olhar para as ruas e para os palcos e contemplar o que há mui­to vem sendo produzido na cidade. O II Passo Fundo em Cena chega com a proposta de re­novar a arte e de ser uma iniciativa capaz de abrigar uma cidade inteira. No ano passado, na mesma época, mais de três mil pessoas foram até o Teatro do Sesc e participaram do 1º Pas­so Fundo em Cena. Grupos da cidade apresen­taram as suas últimas produções e fizeram da Capital da Literatura um lar para o teatro. Ao fim dos espetáculos, a expectativa era pela se­gunda edição do evento que, agora, se anuncia.

De 1º a 10 de agosto, companhias e grupos tea­trais da cidade sobem, novamente, ao palco do Teatro e têm a oportunidade de fazer com que a população em geral tenha conhecimento do que é produzido na cidade. O evento é promo­vido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo com o apoio do Teatro do Sesc e vai apresen­tar dez espetáculos e dez oficinas destinadas para a comunidade. Na noite de ontem, a Cia Teatral Metamorphosys subiu ao palco e apre­sentou A Vida Sexual dos Super Heróis. O final de semana traz, além dos espetáculos, oficinas abertas para a comunidade. A entrada para o Teatro acontece através da doação de 1 kg de alimento não perecível que, posteriormente, será encaminhado a uma instituição. No último ano, cinco entidades foram contempladas com a doação de duas toneladas de alimentos. Além de abrir portas para a arte, a iniciativa é um apoio para a comunidade.

Grupo Ritornelo, 02 de agosto

Canela e Eustáquio, dois palhaços, decidem buscar uma nova terra. Caminhando e tombando e tor­nando a tombar a decisão é, ago­ra, fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço procuram uma nova realidade onde a alegria, a brin­cadeira e a felicidade são elemen­tos fundamentais na construção do novo território que passam a chamar de lar. A busca de dois palhaços por uma nova morada é o enredo do novo espetáculo do Grupo Ritornelo de Teatro, Faixa de Graça, que está circulando a cidade e será apresentado no II Passo Fundo em Cena, no Bairro Cohab/Secchi, no sábado, às 16h.

O novo trabalho é resultado de uma parceria entre o Ritornelo e o Off-Si­na de Circo Teatro de Rua, do Rio de Janeiro. Juntos, os grupos mesclaram suas características e a peça aborda, através da linguagem do palhaço bra­sileiro, questões de cidadania e brasi­lidade. “A escolha pelos palhaços sur­giu do desejo do Grupo Ritornelo: É um desejo que temos há muito tempo - não só a coisa do palhaço em si, do tipo de comicidade, pois já trabalhamos a linguagem em alguma medida em outros espetáculos - mas em especial esta forma do palhaço brasileiro, dele na rua, numa relação próxima as pes­soas, de chão mesmo”, comenta Guto Pasini, responsável pela interpreta­ção de um dos espetáculos do grupo.

Dia Indústria da arte, 03 de agosto

Desde que os primeiros circos monta­vam, improvisadamente, suas lonas, ele está presente. Nos primeiros pica­deiros, o riso da plateia se multiplica­va na presença dele. Hoje ele não pre­cisa de picadeiros, ainda que os use, porque sua arte se sustenta. E não precisa de muito: um nariz verme­lho, sapatos grandes, uma rou­pa exagerada. Quando crian­ças, eles são os donos do nosso riso. Quando cres­cemos, tornam-se os do­nos de nossa admiração.

Por trás da maquiagem, uma história. Por trás de um riso, uma lem­brança. O espetáculo No Tienes Clown, é a escolha da Dia Indústria da Arte para o II Passo Fundo em Cena. O espetá­culo, que caminha, justamente, pe­las lembranças de um palhaço, será apresentado no domingo, às 20h. A cada cena, uma homenagem . No palco, Felipe Lemos e Sini Tesser dão vida a história de um homem que tem no fracasso a sua maior obra de arte. Além da atuação, o texto e a produção é de Iussen Seelig, os figurinos e adereços de Lia Leite. Em 60 minutos, o teatro se enche de gargalhadas e lembranças. Mas não só isso. O espetáculo No Tienes Clown foi concebido para se trans­formar a cada apresentação. Pes­quisa corporal, estudo da arte, um mergulho no universo do palhaço. Toda a intensidade da preparação da Dia resultou em um espetáculo que capta a essência clown a joga para o público. Este, por sua vez, faz o que deseja. A interação é o segredo.

Oficinas

Além dos espetáculos, o II Passo Fundo em Cena preparou uma série  de oficinas para a comuni­dade. Na tarde de ontem, a Cia de Teatro Contapramim ministrou a oficina Em Busca do Contador de Histórias. Além dessas, o fi­nal de semana propõe mais: No sábado, 02, das 14h às 17h, o Grupo Vivarte rea­liza a oficina Preparação do Ator, na Sala do Grupo Ritornelo, no IFIBE. Já no domingo, 03, a Cia Arte & Palco usa a Sala do Grupo Ri­tornelo para, das 14h às 17h ministrar a oficina de Inicia­ção ao Teatro e Jogos Teatrais.  As inscrições estão abertas na Secretaria de Desporto e Cultu­ra – SEDEC, que fica na Av. Brasil Oeste, 792 e as vagas são limi­tadas. Maiores informações na SEDEC pelo telefone 3312-1426.

Gostou? Compartilhe