Com o objetivo principal de resgatar e manter o folclore paraense por meio de pesquisa e elaboração de projetos culturais utilizando como ferramenta de trabalho a dança e a musica folclórica, o Grupo Frutos do Pará honra com as tradições do segundo maior estado do Brasil. Composto por uma diretoria, coordenadores, músicos e dançarinos que ao todo somam 50 componentes, o seu repertório é formado por vinte e oito danças folclóricas e cinco lendas amazônicas. As músicas que o grupo toca são de autoria de compositores da capital Belém e também do interior do estado, além de algumas compostas pelo próprio grupo e conhecidas mundialmente.
O Grupo Frutos do Pará apresenta em seu show danças típicas e folclóricas do Pará, proporcionando ao público uma viagem pelos municípios do estado, mostrando os costumes e as danças originárias das respectivas localidades. Com todos os números de seu repertório baseados em pesquisas realizadas no local de origem, o grupo preza por indumentárias e coreografias tão próximas do original quanto possível, respeitando cada tradição. No ano de 2009 o grupo conquistou o projeto em nível Nacional Edital Minc/Secult-PA e tornou-se Ponto de Cultura do Brasil, denominado especificamente Ponto de Cultura Heranças do Velho Chico.
Fundado em julho de 1992, o Frutos do Pará atua há mais de duas décadas em vários festivais nacionais e internacionais, sendo atualmente o principal representante do estado do Pará no Brasil. Em 2012, o Grupo já participou do Festival de Folclore em Passo Fundo e, neste ano, é o segundo representante do estado. Junto com ele, o Ballet Folclórico da amazônia retrata a região do país, as lendas, os costumes e as tradições que lá existem. O XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, acontecerá de 15 a 23 de agosto de 2014, e tem a promoção da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e CIOFF, através da Lei de Incentivo à Cultura e com o patrocínio de inúmeras empresas privadas além do Município.
Mais do festival:
As Farmácias São João, um dos principais patrocinadores do XII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, criou um concurso cultural para o festival, e dará 2 TVs 51 polegadas, para escolas das redes estaduais do RS e de SC, e uma para as redes municipais - escolas que vierem assistir ao festival agendadas antecipadamente. O tema do concurso segue a proposta do Festival: A Cultura Popular Como Um Mecanismo Para A Construção De Um Mundo De Paz e as escolas devem inscrever uma peça visual – um recorte, ou desenho, ou pintura. Mais informações com a Comissão Organizadora do Festival. Além disso, os ingressos para o evento começam a ser vendidos no dia 10, domingo, na Secretaria do Casarão da Cultura.