Mais um aniversário de Passo Fundo se aproxima e para comemorar em grande estilo a Aldeia Sul Editora lança o livro O Guri e o Poronguinho, de autoria do poeta e violeiro passo-fundense Xiko Garcia, que resgata em suas próprias memórias de infância a face mais legítima da nossa tradição. Com rara sensibilidade, pureza e honestidade, o escritor compõe em um único poema de vinte e quatro estrofes a tocante história de um menino e seu poronguinho, que mais tarde viria a se tornar cuia de chimarrão, grande companheira levada com ele até o túmulo como protagonista de uma lição de amor pelas coisas simples da vida.
O livro traz ainda os poemas Retrato Rimado, sobre o remorso de um homem ao abandonar seu cavalo, e A Canga que Sobrou, na qual o narrador se desfaz de sua canga de bois com visível dor no coração. Contados em primeira pessoa a partir de um vocabulário simples e repleto de expressões tipicamente gauchescas, os poemas evocam o ritmo das trovas populares e a carga de verdade que estas costumam carregar. Distribuídos ao longo de 68 páginas, os muitos versos são embalados pelas belas ilustrações de Leandro Dóro, que captou o espírito da obra e ajudou a enriquecer o relato de Xiko Garcia com delicadeza e simplicidade.
Autor de mais de 700 poemas, Xiko lança aqui uma pequena pérola de originalidade. Para brindar os 157 anos de Passo Fundo de uma maneira especial, o lançamento de O Guri e o Poronguinho acontece dentro das comemorações da Semana do Município, em uma parceria da Aldeia Sul Editora com a Academia Passo-Fundense de Letras e a Prefeitura de Passo Fundo. Às vésperas do aniversário, na tarde do dia 5 de agosto, o evento reúne alunos da rede municipal de ensino no auditório da APL para um debate com o autor Xiko Garcia, com direito a sessão de autógrafos, curiosidades sobre a obra e números musicais.