Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desporto e Cultura, e pelo Sesc, o II Passo Fundo em Cena é a oportunidade para que o teatro da cidade seja apresentado para a comunidade passo-fundense. Até o dia 10, companhias e grupos teatrais da cidade sobem ao palco do Teatro e têm a oportunidade de fazer com que a população em geral tenha conhecimento da arte que nasce em Passo Fundo.
O evento faz parte da comemoração dos 157 anos do município e, ao todo, vai apresentar dez espetáculos e dez oficinas destinadas para a comunidade. As peças são gratuitas e os ingressos podem ser retirados no Teatro do SESC, mediante a troca de senha antecipada com a doação 1 kg de alimento não-perecível. Nessa quarta-feira, o grupo Timbre de Galo apresenta a mais recente peça: Um Lugar de Fantasia, Timbre Conta Poesia
Timbre de Galo, 6 de agosto
Uma boneca de pano, um carrinho de madeira e cinco almofadinhas, batizadas de Maria. Bambolê, patins, skate. Pé no chão, mão no barro, corpo em cima de uma árvore. No fim da tarde, o grito da mãe chama para dentro de casa. Nostalgia.
Para Aninha, Malu, Bartô e Joca a vida não está dentro da tela ou nos botões de um controle. Está, ainda, nas brincadeiras que exigem do corpo e da mente o contato com o outro. Juntos, sobem no palco e convidam o público para viver a aventura de resgatar um amigo perdido no universo da tecnologia. A busca pela essência de Betinho, um adulto preso no corpo de uma criança, é o que norteia o novo espetáculo do Grupo Timbre de Galo: Um lugar de fantasia, Timbre conta Poesia. Os quatro amigos decidem descobrir o porquê de Betinho não se entregar as brincadeiras e preferir ficar em casa, a frente de um computador. Insatisfeitos, tentam, através de brincadeiras e lembranças, reviver a infância dentro do amigo.
Para o Edimar Rezende, ator e pesquisador do grupo, a oportunidade de estar presente no Passo Fundo em Cena é importante para a cidade e para as companhias: “Com dez dias de programação contínua, o Passo Fundo em Cena demonstra a força do teatro passo-fundense. Especialmente neste ano, as pessoas também têm a possibilidade de conhecer melhor o trabalho de cada grupo com o contato direto com os atores, através da possibilidade de participação das oficinas. Esta é uma iniciativa que mostra que Passo Fundo tem um momento cultural forte nas artes cênicas. Não é qualquer cidade que consegue organizar um evento deste porte, apenas com os grupos locais”, enfatiza.
Um Lugar de Fantasia, Timbre Conta Poesia será apresentado na tarde de hoje, às 15h, no Teatro do Sesc
Confira a programação para os próximos dias:
07/08 (quinta-feira) – 20h: Antenisca, sábia avó, da Cia de Teatro Contapramim (Teatro do SESC)
08/08 (sexta-feira) – 20h: Tudo na Cama 2, a luta continua, da Cia Arte e Palco (Teatro do SESC)
09/08 (sábado) – 20h: As Filhas da Mãe II, a saga continua, do Grupo Viva Arte (Teatro do SESC)
10/08 (domingo) – 20h: Os Bons Serviços, do Grupo Depois da Chuva (Teatro do SESC)