A festa do teatro passo-fundense continua: o II Passo Fundo em Cena, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Desporto e Cultura, e pelo Sesc, apresenta, até o dia 10, companhias e grupos teatrais da cidade que sobem ao palco do Teatro e têm a oportunidade de fazer com que a população em geral tenha conhecimento da arte que nasce em Passo Fundo. As peças são gratuitas e os ingressos podem ser retirados no Teatro do SESC, mediante a troca de senha antecipada com a doação 1 kg de alimento não-perecível.
Cia de Teatro Contapramim, 07 de agosto
Formada por Dalila Quadros e Verônica Azambuja, a Cia Contapramim é estruturada com base na essência da arte popular. Se diferencia porque busca, através do lúdico, o resgate da memória e o estimulo da imaginação. Desde que decidiram encarar a aventura juntas, Verônica e Dalila pensam em um espetáculo que esteja de acordo com a proposta da Companhia. Ainda em 2013, Antenisca, Sábia Avó começou a ser escrito. Em março desse ano, foi montado e em julho estreou. Agora, sobe ao palco do II Passo Fundo em Cena para abordar o resgate da oralidade e da tradição em meio à correria e à tanta tecnologia.
Em cena, Aventura e Divina, inconformadas com o cenário, se encontram e decidem criar a própria avó. O objetivo é que ela possa contar suas histórias, relatar casos antigos e apresentar, novamente, a oralidade. A ideia é que o personagem sirva como um resgate da figura do contador de histórias e motive, dessa forma, as duas pequenas a percebem que podem ser contadoras de histórias também, desde que usem a imaginação. Verônica destaca que o espetáculo foi muito bem aceito: “O espetáculo teve grande aprovação entre o público presente que variou de bebês a idosos. Consideramos que essa aceitação aconteceu por se tratar de um espetáculo lúdico que vem mexer com o imaginário do espectador, fazendo o mesmo viajar junto com as atrizes por um mundo de faz de conta, juntamente com as personagens Aventura, Divina e sua avó Antenisca”, comenta. O espetáculo acontece nesta quinta-feira, às 20h, no Teatro do Sesc.