Maratona de filmes no Festival de Gramado

42º Festival de Cinema de Gramado ocorre de 8 a 16 de agosto

Por
· 1 min de leitura
Na abertura, ex-curador, o ator José Wilker, foi homenageadoNa abertura, ex-curador, o ator José Wilker, foi homenageado
Na abertura, ex-curador, o ator José Wilker, foi homenageado
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O 42º Festival de Cinema de Gramado começou na noite dessa sexta-feira (8), no Palácio dos Festivais da cidade da Serra gaúcha. A abertura do evento ficou a cargo do filme “Isolados”, dirigido por Tomas Portella. Presente na cerimônia, o secretário estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, destacou em sua manifestação a diversidade cultural do evento. "Essa edição do festival será, sem dúvida, uma das que apresenta a maior diversidade e interesses estéticos e culturais. O Governo do Estado orgulha-se em participar dessa atividade que é uma das mais importantes mostras cinematográficas da América Latina”, salientou.

Neste domingo, partir das 19h, no Palácio dos Festivais, serão exibidos o curta-metragem “História Natural”, de Júlio Cavani, seguido do longa “O Segredo dos Diamantes”, de Helvécio Ratton. O curta de Cavani, que também assina o roteiro, tem 12 minutos e traz a história de um homem que encontra, no alto de uma árvore, um misterioso objeto. Já o novo trabalho de Helvécio Ratton também mergulha numa história repleta de mistérios e desafios, Rodado em cidades históricas de Minas e embalado por composição original do Skank, a trama conta a saga do garoto Ângelo, que descobre uma lenda sobre um tesouro escondido. 

Festival

O 42º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre de 8 a 16 de agosto, tem financiamento do Pró-cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O filme de abertura, "Isolados", teve a participação do ator e crítico cinematográfico José Wilker, integrante da curadoria do Festival e falecido nesse ano. São quatro mostras em disputa: longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros, curtas-metragens nacionais e curtas-metragens gaúchos. 

Homenagens

O Troféu Oscarito, destinado a grandes nomes do cinema brasileiro, será entregue a Flávio Migliaccio. O cineasta Walter Carvalho receberá a distição Eduardo Abelin. O ator franco-argentino Jean Pierre Noher será homenageado com o Kikito de Cristal. Já o troféu Cidade de Gramado será dado ao ator brasileiro Rodrigo Santoro.

Programação
Uma programação intensa, com mostras competitivas, debates, mostras especiais, além da circulação de artistas, diretores e produtores brasileiros e estrangeiros agita a cidade. A Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), apresenta programação própria de debates e capacitações.

 

Gostou? Compartilhe