O Instituto Roberto Pirovano Zanatta deu início, nesta segunda-feira (11/08), a mais uma de suas atividades gratuitas e de promoção da educação e da cultura: a Oficina de Ludicidade e Jogos Pedagógicos. Durante este segundo semestre de 2014, quase 400 professores da rede municipal de ensino serão beneficiados com a iniciativa que visa, primeiramente, valorizar os profissionais. “O professor é imprescindível em nossas vidas. Acreditamos em seu trabalho e reconhecemos sua importância. Com esta oficina trouxemos, de forma inovadora, novas ferramentas que serão um incentivo e facilitadoras para o dia a dia da sala de aula”, disse a coordenadora do Instituto, Raquel Pirovano.
Conforme a responsável pela oficina, mestre em Educação, Andrea Raupp, a ludicidade se manifesta de várias formas: seja pela música, pela dança, pelo teatro, pelo brincar ou pelo jogo. Ela faz parte do contexto cultural e vem ocupando cada vez mais o espaço escolar, promovendo interações que, quando bem conduzidas pelo educador, auxiliam no processo do aprendizado. “Desta forma, a oficina quer trazer o sorriso de volta ao rosto dos professores”, destaca.
Ainda conforme a educadora, a oficina de Ludicidade visa proporcionar momentos de integração e socialização de saberes docentes necessários à prática educativa, e oferecer aos educadores participantes sugestões de atividades para sala de aula que possam estimular o estudante a apreciar a leitura e produção da escrita. “Além da qualificação no processo de formação continuada, neste momento destaca-se a promoção de momentos de reflexão da prática educativa e sua socialização, contribuindo para a ressignificação do fazer pedagógico”, esclarece Andrea.
A atividade acontece através de uma parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. Conforme a diretora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Salles, esta foi mais uma forma de integrar os professores às atividades que acontecem no Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta. “Queremos que a comunidade também veja este espaço como um centro de cultura, educação e fazer pedagógico”, comentou.
As ações do Instituto Roberto Zanatta contam com a colaboração dos patrocinadores: Clínica Kozma, Farmácias São João, O Boticário, Imobiliárias Coligadas, PNAE e apoio da Delta Livraria. “Priorizamos projetos de incentivo à leitura e, especialmente, esta importante valorização do trabalho dos professores. Queremos estar inseridos, cada vez mais, no trabalho social e junto à comunidade”, disse a gerente do Boticário Bella Cittá, Paula Veiga.
Ao final das atividades, os professores receberão certificado de participação na oficina, com duração de duas horas, fornecido pelo Instituto. O material utilizado na oficina irá para a escola participante, para ser utilizado com os alunos.
Uma aula de descontração
· 1 min de leitura