Anna Willig recebe o projeto Museu Móvel

A iniciativa, realizada no último dia 12 de agosto, é organizada e viabilizada pelo Museu Histórico Regional (MHR) e pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS)

Por
· 1 min de leitura
Atividades práticas auxiliam na interação entre os alunosAtividades práticas auxiliam na interação entre os alunos
Atividades práticas auxiliam na interação entre os alunos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto Museu Móvel, visando aproximar a comunidade dos museus, levou um pouco da história de Passo Fundo e técnicas de pinturas até os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Anna Willig, na Vila Operária. A iniciativa, realizada no último dia 12 de agosto, é organizada e viabilizada pelo Museu Histórico Regional (MHR) e pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), mantidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

A cidade Passo Fundo todos conhecem, mas reconhecer como já foram as construções antigas de prédios, ruas e pontos turísticos foi uma atividade diferenciada para os alunos do 5º e 7° ano da escola visitada. Pela atividade proposta pelo MHR, os alunos puderam exercitar seu conhecimento sobre a localização das principais ruas e avenidas da cidade. Na opinião da aluna do 5° ano, Scarlet Emanuely Pereira de Mello, 11 anos, a programação agregou novos conhecimentos.

Já os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da artista plástica Ruth Schneider, que em suas pinturas fazia uso da técnica de gravura. Como atividade, o MAVRS motivou que os participantes exercessem a prática de pintura, com a técnica de estêncil, ou técnica vazada. Áriton Ricco, 10 anos, e aluno do 4º ano, conta que a atividade foi muito boa. “Aprendi que pintar é legal, vou continuar praticando”, destaca.

A diretora da Escola, Elemara Portella, cita que, para os estudantes, ter uma experiência com arte diferenciada daquela que eles têm na escola, contribui para o crescimento de todos. “Conhecer a história de Passo Fundo através de gravuras e imagens é interessante”, refere, lembrando que o trabalho manual é um movimento saudável, onde as crianças têm a oportunidade de interagir.

O projeto
A auxiliar de museu, Valquíria Ponciano, destaca que já eram desenvolvidas atividades de aproximação dos museus com a comunidade, e que o projeto Museu Móvel reforçou a ideia. Ela acrescenta que nos museus são realizadas exposições educativas, mas, por demanda das próprias escolas foi pensado o projeto. “Este ano, o projeto piloto atende as escolas estaduais, estimulando as crianças a conhecerem o museu. A ideia é que a comunidade venha para dentro dos museus, sabendo que o espaço pode e deve fazer parte da vida das pessoas. Nos finais de semana, as crianças podem ir com pais e amigos aos museus”, finaliza Valquíria.

O projeto Museu Móvel é piloto e vai passar por adaptações, com previsão de ser ampliado em 2015. A última visita do ano é para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Antonio Salton, Bairro São Cristóvão, que recebe a programação no próximo dia 23 de agosto.

Gostou? Compartilhe