Desfile da Diversidade

Um convite ao público: no primeiro desfile do Festival Internacional de Folclore, Argentina, Moçambique, Pará e Rússia distribuíram simpatia e foram acolhidos pela cidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O gingado do Pará. O ritmo de Moçambique. A intensidade da Argentina. O charme da Rússia. No final da tarde de ontem, Passo Fundo pôde chegar um pouco mais perto do Festival Internacional de Folclore. O primeiro desfile do evento transformou a rua Morom. Em um minuto, a tarde fria de agosto deu espaço a uma mistura de sons, cores e sentimentos. Os quatro grupos desfilaram a diversidade cultural e receberam, em troca, aplausos, sorrisos e ansiedade.

José Santos levou o filho de quatro anos, Augusto, para o desfile para ver se o pequeno se encantava pelo evento. O Segundo até tentou falar com Augusto, mas a empolgação do menino por Moçambique não permitiu. Ao que tudo indica, ele estará ocupando uma das cadeiras no Casarão da Cultura ao lado do pai. A empolgação de Augusto não é única. Rafaela Dias, dançarina do Pará, parece sentir o mesmo. Apesar de não estar acostumada com o frio, ela está feliz em participar pela segunda vez do Festival e comenta, também, sobre a acolhida da cidade: “Eu me senti muito acolhida quando cheguei aqui. As pessoas são muito amáveis e calorosas e receberam a gente muito bem. Eu participei ano retrasado e para mim foi o melhor festival que já participei. Foi muito organizado. Esse ano vai ser ainda melhor!”.

Se o frio é um desafio para Rafaela, para Evdokia Kuzmenko, bailarina da Rússia, é só um detalhe. O que a assusta é o tamanho do Festival e o quanto a cidade aguarda por ele. “Estou muito feliz de estar aqui. Adorei as pessoas, todos são muito felizes! Estou um pouco assustada, claro... Mas vamos tentar dar o máximo de nós para corresponder. Estamos com boas expectativas!”, comenta.

Ainda que diferentes entre si, os quatro grupos foram capazes de fazer a Morom se encher de curiosidade e alegria em poucos minutos, como se o Festival de Folclore fosse uma espécie de antídoto para a rotina.

Vai começar!
Ainda que os trabalhos já estejam em andamento, é na noite de sexta-feira que tem início oficialmente o XII Festival Internacional de Folclore. Com a presença de doze grupos internacionais e três estados brasileiros, a edição irá trazer ao palco a África do Sul, Alemanha, Argentina, Cuba, Colômbia, Guatemala, Honduras, Martinica, México, Moçambique, Nepal, Rússia e, também, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Norte. De 15 a 23 de agosto, sempre Às 19h30, Passo Fundo irá acolher a Festa da Diversidade que em a promoção da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e CIOFF, através da Lei de Incen­tivo à Cultura e com o patrocínio de inúme­ras empresas privadas além do Município. Os ingressos podem ser comprados junto a secretaria do evento e custam de R$ 2 a R$ 14.

Acesse mais fotos na galeria!

Gostou? Compartilhe