O Casarão da Cultura, no Parque da Gare, local onde estão sendo realizadas as apresentações do XII Festival Internacional de Folclore, foi tomado pelos alunos da rede municipal de ensino, que foram prestigiar as apresentações de grupos internacionais e nacionais. Nessa segunda-feira (18), a partir das 8h, começaram as apresentações especiais para os alunos. Mais de 3.700 alunos de todas as idades estiveram presentes e puderam conferir as performances dos grupos da África do Sul, Martinica, Moçambique, Rio Grande do Norte e Ballet Cultural da Amazônia, além de grupos tradicionalistas gaúchos. Os olhos ávidos do menino Francisco, de 5 anos, não perdiam nem um movimento dos bailarinos no palco. “Tá bom. Eles são legais”, disse o aluno da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças.
A diretora da Escola Arlindo Luis Osório, Denise Vieira, salienta que os alunos fizeram todo um trabalho de estudo dos grupos e países que estão se apresentando. “Teve todo um estudo da geografia, dos usos e costumes dos povos. É importante para eles vivenciarem esta diversidade cultural. É um enriquecimento que servirá para a vida toda. Muitos terão somente está única oportunidade para viver isso”, frisou Denise.
Os alunos da Escola Daniel Dipp realizaram trabalho especial e mais aprofundado de Moçambique, logo após a apresentação do grupo, a turma fez a entrega de presentes. As apresentações para os alunos da rede municipal, estadual e particular terá horários especiais nos próximos dias, as 8h e às 13h30m. A Prefeitura de Passo Fundo disponibilizou o transporte escolar para que todos possam acompanhar os espetáculos.