Carregando sentimentos e sonhos, um menino parte em viagem por meio dos caminhos da imaginação. As trilhas percorridas por ele são o que motivam o enredo do novo espetáculo da Cia da Cidade: numa mescla de teatro, música e circo, O Vendedor de Sonhos é uma proposta ousada e uma oportunidade de mergulhar naquilo que há de mais íntimo e genuíno dentro de cada um.
Com 20 anos de estrada, nove espetáculos e diversas intervenções de rua, a Cia da Cidade volta aos palcos depois de três anos da montagem do último espetáculo – Os Canalhas. Dirigido por de Piéterson Duderstadt, o espetáculo tem um elenco de 20 artistas de diferentes áreas e 40 técnicos que dão suporte no que diz respeito à estrutura, som e iluminação. O diretor comenta que é exatamente a mistura de diferentes elementos que garante o resultado de O Vendedor de Sonhos. “Têm atores, têm bailarinos e tem o pessoal de circo envolvido no espetáculo, trabalhando para que esse menino represente cada artista. E cada pessoa, também, acredito. Porque em algum momento você sonha e compartilha esse sonho com alguém, então você está vendendo o seu sonho. Esse menino representa cada um de nós e especialmente quem está em cena, que vai estar falando algo pra alguém, tornando um momento melhor. Essa é a função da arte: alimentar a alma das pessoas. É necessário alimentar a alma”, destaca.
Contar uma história nunca é um processo fácil. Quando se escolhe usar elementos que vão além da interpretação e atingem a música e o circo, a tarefa é ainda maior. A prioridade, por aqui, é a magia. “A gente utiliza diferentes técnicas para contar a história e elas vêm a serviço do enredo. E quando a gente fala de circo, tem muita coisa de magia. Inclusive tem ilusionismo e a questão ‘até onde o ser humano chega?’. Trabalhamos muito dessa forma. De encontrar o limite”, explica o diretor. Com quatro meses de ensaio, o espetáculo representa, segundo Piéterson, a continuidade do trabalho da Cia. “Sempre estamos cheios de incertezas porque é muito difícil viver de arte em Passo Fundo e é difícil montar espetáculos no nível desse. Ele representa a certeza de estarmos no caminho certo, de podermos fazer um espetáculo desse, de termos tantas pessoas apostando”, acredita.
O Vendedor de Sonhos terá apresentação única em Passo Fundo, na noite de hoje, às 20h30min, no Ginásio de Esportes da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da UPF. Depois daqui, o grupo viaja em turnê para o Rio de Janeiro. A apresentação na UPF é especial já que Piéterson e grande parte dos artistas que compõe o elenco passaram parte da vida ali. Com duração de uma hora e vinte minutos, o espetáculo que é, nas palavras de Piéterson, “o melhor trabalho da carreira”, traz artistas de 8 a 80 anos na busca por simbolizar a trajetória pela própria vida. Ilusões, magia, medo, sonhos. Realidade e ficção se confundem e escancaram para o expectador que, na realidade, o sonho a ser vendido é o desprendimento, o inexplicável, a liberdade de ser ou imaginar ser o que quiser.
Ingressos
A comunidade é convidada a prestigiar o espetáculo. Para tanto, basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que devem ser trocados por um ingresso na UPFTV, UPF Idiomas, Farmácia São João da Avenida Brasil em frente à Praça Teixeirinha, Loja Grazziotin da Presidente Vargas e Loja Por Menos localizada na Avenida Brasil em frente ao Banco do Brasil. Além de uma apresentação especial, a iniciativa inclui uma ação social: todos os alimentos arrecadados serão entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCAS), que fará a distribuição às entidades carentes cadastradas no órgão.