Diário de um leitor na Bienal

O Segundo Caderno não esteve na Bienal Internacional do Livro em São Paulo, mas o Leonardo, do canal Um Leitor a Mais, esteve e agora conta tudo o que rolou por lá

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

22 de Agosto, Sexta-feira

01h - Malas prontas. Coração pulando. Ansiedade à flor da pele

A madrugada de Sexta-feira demorou muito a passar, parecia que o grande momento jamais chegaria. Organizei as minhas malas, coloquei-as dentro do carro e me dirigi para a rodoviária. Abraçar os pais, ouvir as precauções e dizer um “até logo”.

06h30 – Finalmente Porto Alegre

A viagem foi extremamente cansativa, mas confesso que valeu a pena ver o sol nascendo e a cidade, aos poucos, se levantando. A movimentação na rodoviária era absurda! Nunca vi tantas pessoas correndo atrás de um ônibus *risos*. Próximo passo: aeroporto.

06h45 – Aeroporto Internacional Salgado Filho

Assim que passei pelas portas do aeroporto soube que não havia mais como escapar. Os meus planos estavam dando super certo e o meu sonho finalmente se realizaria. Enquanto esperava meu amigo Mauricio Brillinger chegar, resolvi checar as redes sociais e, confesso, o frio na barriga começou a tomar conta de mim.

08h52 – Check-in, café da manhã, sala de espera

Depois de fazer o check-in, tomar o café e correr para a sala de espera, acabei percebendo que o tempo passa muito rápido. O grande momento estava chegando! Pela primeira vez eu iria viajar de avião, logicamente que o medo e o nervosismo eram maior do que tudo. Porém, fiquei firme e criei coragem para entrar no avião.

11h02 – “Atenção senhores passageiros, estamos prontos para decolar”

Frio na barriga. Mãos geladas. Pés estaqueados no chão. Brincadeiras à parte, voar foi uma das coisas mais legais e “radicais” que já fiz na vida. A sensação de estar acima das nuvens é ao mesmo tempo aterrorizante e reconfortante.

12h40 – Olá, São Paulo

Pousar na grande São Paulo foi extremamente maluco. É uma cidade enorme, fiquei um pouco assustado, mas também muito feliz. O penúltimo passo para a Bienal do Livro tinha sido dado. Peguei as malas na esteira e encontrei mais alguns amigos no terminal de táxi, de lá seguimos para o Anhembi Hostel. Nos abraçamos, almoçamos e, mais uma vez, pegamos o táxi com destino ao Pavilhão de Exposições do Anhembi.

15h00 – Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Entrar pelos grandes portões do Pavilhão de Exposições me deixou muito emocionado. Eu não acreditava que realmente estava ali com os meus amigos rodeado por um punhado de livros. Assim que entrei no pavilhão logo me deparei com vários estandes de Editoras de livros infantis, juvenis e adultos. Todos os estandes eram decorados de um jeito único e interessante, nada foi feito às pressas. Os livros estavam com bons preços, mas é claro que alguns estavam até mais caros do que em sites ou livrarias.

17h00 | 22h – Compras e conversa fora

O primeiro dia da Bienal encerrou com o saldo de 1 livro comprado. O fluxo de pessoas era pequeno, afinal, era uma sexta-feira. Aproveitando que alguns corredores não estavam tumultuados e a localização da praça de alimentação e espaços culturais eram fáceis, eu e mais alguns amigos resolvemos fazer um reconhecimento do ambiente. Foi neste momento que nos encontramos com mais alguns blogueiros e vlogueiros, e aproveitamos a “junção” para jogar conversa fora e matar a saudade.

23 de Agosto, Sábado

09h – Confusão  

O dia 23 de Agosto foi, sem dúvidas, o dia mais tumultuado do evento. Aconteceram alguns incidentes durante a distribuição das senhas para os autógrafos, o que assustou muita gente e gerou uma série de reclamações.

13h30h – Fotos com inscritos e até mesmo autógrafos!

No sábado à tarde o pessoal que “rala” fazendo vídeos para o Youtube realizou um pequeno encontro no evento, onde tiramos fotos com as pessoas que nos acompanham e até mesmo demos alguns autógrafos. O carinho que os inscritos tem pelo seu booktuber favorito é incrível, me senti honrado por ter tantas pessoas maravilhosas ao meu redor. Crianças, jovens e até mesmo adultos deixaram comigo palavras recheadas de elogios e carinho, é muito bom saber que o meu trabalho de incentivo à leitura de um jeito informal atrai tantas pessoas.

18h – Cassandra Clare

O meu objetivo para o dia 23 era conseguir um autógrafo com a autora Cassandra Clare e, sim, eu consegui! Meus olhos brilharam quando fiquei cara a cara com ela e falei: “- Oi Cassie, posso te dar um abraço?”, “- Claro que pode, vem aqui!” – respondeu ela. Cassandra Clare, autora da série Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais publicados no Brasil pela Editora Galera Record, autografou mais de mil livros! Ela foi super simpática com os fãs e aguentou firme por mais de quatro horas sentada em uma cadeira autografando vários livros. Foi um momento único em minha vida, sério.

20h – Vamos comprar mais um pouco

Assim que saí da sessão de autógrafos, decidi caminhar mais um pouco pelo evento em busca de algumas promoções, afinal, eu queria muito trazer livros novos para casa. Saldo final do dia: 3 livros comprados.

24 de Agosto, Domingo

13h20 -  Mais um encontro!  

O domingo foi recheado de despedidas. O último dia da Bienal, pelo menos para mim, foi ainda mais incrível que os dois anteriores. Muitas risadas, brincadeiras e conversa fora. Depois do grande sucesso que foi o encontro de booktuber no sábado, fomos convidados pela Editora LeYa para realizarmos mais um encontro, mas desta vez focando no imenso catálogo da Editora. Com uma hora de duração conversamos com os nossos inscritos e sorteamos vários livros da Editora, focando nos lançamentos atuais e também nas propostas para os próximos meses.

20h | 22h – Fim

Após caminhar por horas a fio, tirar algumas fotos, conversar e comprar mais livros, me dei por conta que a viagem estava chegando ao fim. A hora mais difícil estava chegando. Antes de ir embora conheci os autores nacionais Raphael Draccon e Carolina Munhóz, não posso esquecer de dizer que eles foram super atenciosos ao autografarem os meus livros. Saldo final do dia: 7 livros comprados.

Hora de voltar para casa

A 23º Bienal Internacional de São Paulo foi a melhor experiência da minha vida. Conheci pessoas queridas, alimentei antigas amizades e realizei vários sonhos. Comprei muitos livros, lotei a mala e quase excedi o limite de peso no aeroporto. É incrível ver como estes dias passaram tão rápido, parece que foi ontem que eu estava arrumando as minhas malas e me preparando psicologicamente para andar de avião. São Paulo é uma terra rica em diversidade, literatura e carisma! Uma viagem inesquecível que ficará para sempre em meu coração e minha memória. Obrigado Bienal do Livro por me proporcionar tantas emoções... E agora, qual é o próximo passo? Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, aí vou eu!

Quer falar com o Leonardo?
Canal do Youtube: Youtube.com/souoleoedai
Página oficial no Facebook: Facebook.com/umleitoramais
Instagram: @souoleoedai
Twitter: @souoleoedai
Blog: umleitoramais.blogspost.com.br
E-mail: [email protected]

Gostou? Compartilhe