Prontos para o começo de uma nova trilogia? No último final de semana, Porto Alegre recebeu a 4ª edição da Multiverso ComicCON. Após consolidar seu lugar no mapa das convenções de quadrinhos do Brasil, a Multiverso ComicCON buscou se expandir ao máximo com presenças inéditas e a inclusão de várias atividades paralelas. O resultado disso? Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, para satisfazer todos os gostos e gêneros, em um final de semana que movimentou o nona arte do Brasil.
Novos universos
Uma das novidades que a 4ª edição do evento trouxe foi a mesas para artistas, onde o público teve a chance de ver de perto e em tempo real o talento dos seus ídolos, além de poder trocar ideias e adquirir materiais exclusivos. Além delas, 2014 ficará marcado por ser o ano em que a Multiverso ComicCON sediou duas convenções temáticas: a primeira edição da Doctor Who Expo, organizada pelo grupo Whovians RS com apoio da produtora Multiverso, e a JEDICON RS – tradicional convenção de Star Wars organizada pelo Conselho Jedi RS.
Os convidados
A Multiverso ComicCON reuniu um time de peso para fazer história com a sua quarta edição, e até a Liga da Justiça marcou presença. Não é bem o que está pensando, mas é quase isso: Ivan Reis, Rod Reis e Joe Prado, os brasileiros responsáveis pela arte da HQ oficial da Liga da Justiça nos Estados Unidos, estiveram por aqui. Essa é a primeira vez que um evento gaúcho reúne toda a equipe artística do principal título da linha Novos 52, da DC Comics. Aproveitando a ocasião, a convenção entregou a medalha Renato Canini a Joe Prado, homenageado deste ano pelo conjunto da obra. Outro reforço no gênero de super-heróis é o elogiado Felipe Massafera, dono de um estilo hiperrealista que caiu no gosto de grandes editoras norte-americanas como DC Comics e Dark Horse.
Sem esquecer de valorizar os quadrinistas locais, o eventou trouxe gaúchos como Cris Peter, Pedro Leite, Gustavo Borges, Daniel HDR, João Azeitona e Rafael Albuquerque. Do outro lado da moeda, trouxe também o convidado internacional Salvador Sanz, artista argentino aclamado por graphic novels como Noturno e Angela Della Morte.
Público e estrutura
Em dois dias de evento, cerca de 3.500 pessoas passaram pela estrutura da Multiverso que incluía dois palcos para debates e entrevistas, hall de exposições, praça de alimentação, área dos expositores, salas de fã-clubes, desfiles cosplay e sessões de autógrafos.