No palco, apenas a interpretação não basta. É preciso o estudo, a mostra, o ensino. Com o intuito de conscientizar a comunidade e o próprio ator sobre a preparação antes do palco, a Dia Indústria da Arte promove a sexta edição do Bate-Papo Teatral. O evento acontece em parceria com o SESC/RS, Fecomércio e a Universidade de Passo Fundo, no dia 16, terça-feira, às 19h30.
Depois de estudar o teatro, a Dia apresentou o teatro. Agora, fala sobre isso. Pela sexta vez. Iussen Seelig, ator e produtor-executivo da DIA Indústria da Arte, Felipe Lemos, Ator e diretor da Dia Indústria da Arte, Bernardete Dalmolin, Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF e Fábio Cunha, Presidente do Sated/RS ( Sinsicato dos Artistas do Rio Grande do Sul) sobem ao palco para explorar, ao máximo, o universo que envolve a preparação de um ator para viver um personagem que tem vida própria. “O objetivo é falar sobre como se preparar para conceber esse personagem, através de várias formas de preparação corporal e de criação do personagem”, explica Iussen.
Prática
Além do Bate-Papo, o evento vai apresentar, também, uma demonstração técnica do trabalho do ator, através da “Autonomia Teatral”. “É a forma carinhosa que chamamos a metodologia de pesquisa criada pela DIA Indústria da Arte - pesquisa essa que é realizada semanalmente há 4 anos e meio no Campus III da UPF. Nada mais é que uma busca por quebrar o cotidiano de cada ator, ou seja quem eu sou, como percebo o mundo, como me expresso nele, me movimento, como falo, o que vou fazer depois do ensaio... Enfim o nosso mundo, para poder entrar de verdade no mundo dessa personagem nova”, comenta Iussen. Essa demonstração irá contar com a presença de 30 artistas em diferentes números de teatro, música, dança e artes visuais que irão apresentar, na prática, como é o funcionamento da Dia enquanto produtora cultural.