O Ira! volta aos palcos. Não, você não está sonhando e nem muito menos voltando ao passado. Finalmente, depois de sete anos, muitas brigas e pouca conversa, Nasi e Edgar Scandurra estão em paz e juntos novamente. O melhor: voltam a Passo Fundo para apresentar aquela que, segundo eles, é a melhor turnê da carreira da banda.
Em entrevista ao Segundo Caderno, Nasi falou que a experiência está sendo um dos melhores momentos da sua carreira. “Edgar voltou com tudo e eu também. Estamos os dando muito bem. A renovação trouxe um sangue novo e um resultado ainda mais rock’n roll para a banda. Estamos viajando o Brasil e encontrando um público emocionado e ávido pela nossa música”, comenta. Se o público está sedento pela música do Ira!, o Ira! está ansioso para mostrar o resultado de uma carreira que chega aos 33 anos. O hiato de 7 anos, ainda que tenha machucado e causado muita confusão, fez aumentar a vontade de fazer rock e viver rock. Esse, segundo Nasi, é o momento.
Separados
Em 2007, o fim do Ira! foi anunciado como sem volta e inadiável. Separados, Nasi e Scandurra embarcaram em carreiras solo e novos projetos se tornaram a prioridade dos músicos. “Nesse período que ficamos separados, desenvolvemos muito da nossa parte artística, do nosso trabalho solo. Edgar tocou com várias pessoas e eu lancei dois álbuns que foram muito bem recebidos. [Perigoso e Vivo na Cena que, inclusive, foi indicado ao Grammy Latino entre os 5 melhores álbuns de rock de 2010]. Isso criou uma satisfação artística e uma evolução muito grande”, explica Nasi. As mudanças e a evolução de cada um foi o que motivou uma possível volta. “Sentimos saudade de retornar com o Ira!”, lembra.
Uma volta natural
Da saudade, a realidade o que parecia improvável – para não dizer impossível – aconteceu: Nasi e Scandurra voltaram a se falar e naturalmente as coisas começaram a mudar e se encaminhar para uma volta mais madura e mais coesa. “Pelas circunstâncias como a banda tinha acabado e pelo fato de as carreiras solos estarem bem, eu achava que era impossível voltar. Mas o destino paliativamente aproximou nós dois e colocou pessoas que naturalmente ajudaram na nossa reconciliação. É bom, porque você se surpreende e começa acreditar em destino”, comenta Nasi. Se a culpa é ou não do destino, o Segundo não pode dizer. O fato é que o Ira! voltou e promete bons shows e, sim, bons discos. “Essa turnê de volta está sendo a melhor da carreira da banda. A agenda está lotada até 2015”, adianta o cantor.
Sempre mais de rock!
Nasi acredita que a volta não poderia ter acontecido em melhor momento. “Quando o Ira! encerrou as atividades, o cenário do rock não estava muito bom. E eu sinto que nesse momento o rock no Brasil volta a novamente ter um ganho legal: Artistas importantes com recentes trabalhos trazem uma pegada mais de rock: o novo disco do Titãs é puro rock; o trabalho novo da Pitty, é um disco muito pesado de rock; Cachorro Grande tem um novo trabalho que está sendo muito bem falado. O Ira! volta num momento que o rock começa ganhar um oxigênio bacana”, acredita.
Da Virada Cultural para Passo Fundo
O primeiro passo nos palcos do Brasil aconteceu na Virada Cultural, em maio desse ano. De lá pra cá, o Ira! tem viajado o Brasil inteiro e o show em Passo Fundo acontece nesse domingo, no Gran Palazzo. E se a cidade está ansiosa, a banda está no mesmo caminho: “O Rio Grande do Sul já é um estado com apetite por rock muito grande, tem uma cultura de rock na juventude. Nossa passagem pelo RS tem uma intensidade muito grande e também vai ser assim em Passo Fundo”, conclui.
O show faz parte da turnê Núcleo Base que, faz um panarama da carreira da banda, apresentando as variações de estilo conforme o tempo e acontece nesse domingo, no Gran Palazzo, a partir das 21h30.