Voando por aí pra te dar um dia mais feliz!

A canção Dia Feliz que levou a banda General BoniMores a ser um nome frequente nas rádios da cidade leva os caras pelo Brasil: 1º lugar no Samsung E-Festival, a banda sobe ao palco ao lado de Gilberto Gil e depois segue em turnê

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eles mal acreditam. Na noite de segunda-feira, a banda General BoniMores recebeu a notícia: eles venceram, com ajuda do voto popular, o Samsung E-Festival, na categoria canção. Isso significa que a banda, que já tem nome consolidado aqui no sul, vai embarcar numa turnê de shows pelo Brasil com direito a um plano de carreira, assessoria de imprensa e prêmio em dinheiro. Mas não é só (só?) isso. O primeiro compromisso como banda vencedora é nesse domingo, no palco do Auditório do Ibirapuera: um show ao lado de Gilberto Gil.

Nascida em 2010, a banda General BoniMores traz à tona o rock que Passo Fundo necessita e, por vezes, até exige. Incrustada no norte gaúcho, a cidade pode não parecer consumir algo além do tradicionalismo, mas não. O rock corre nas veias do povo que se alterna entre a tradicional vaneira e a melodia mais pesada de uma guitarra. Os caras têm influências bem variadas, partindo do rock nacional e internacional até a música popular brasileira. Em seus shows revelam tais influências através dos acordes. Beatles, Rolling Stones, Franz Ferdinand, The Strokes, Kings Of Leon, Los Hermanos, Chico Buarque, Belchior, Cartolas, Ultraje a Rigor e George Harrison. Nos microfones, o som produzido pelas vozes e mãos de Zeh Dala Lana, Chico Frandoloso, Jei Silvanno, Dig Dembinski e Alessandro Sebben.

1º lugar: Dia Feliz
As influências, no entanto, nunca foram suficientes para a banda que, desde sempre, se dedicou em produzir e apresentar seu próprio trabalho. E é desse processo que nasceu, em 2010, “Dia Feliz”. De lá pra cá, a canção conquistou os fãs, as rádios e a curadoria do Festival que a colocou entre as cinco finalistas. Chico Frandoloso comenta que o mérito da banda é esse: chegar entre as cinco finalistas. Mas o primeiro lugar é o resultado do trabalho dos fãs e dos amigos. “A gente nem tá acreditando direito no que aconteceu. A gente tá muito feliz. Vimos que realmente existem pessoas, amigos e fãs, a galera do sul que é comprometida. E não só do sul, porque o pessoal que conhecemos do exterior, amigos e intercambistas, fizeram campanha por lá. Estamos muito felizes de ver que a BoniMores vai mais longe. Digamos que nosso mérito foi ficar entre as cinco, mas a gente ter ganho o festival foi por nosso fãs e amigos”.

Para chegar ao primeiro lugar não foi assim tão fácil: a General BoniMores foi selecionada entre mais de 800 bandas de todo país para participar do Samsung E-Festival – Revelando Talentos e precisou do voto da galera para chegar na frente de bandas do centro do país. Agora, o que sempre quiseram começa a acontecer: “A gente sempre se dedicou para que o nosso trabalho fosse visto e conhecido em nível nacional. Acreditamos que nosso som precisa ir além do convívio dos amigos. E sempre trabalhamos pra isso. E agora, graças a Deus vamos conseguir ter a visibilidade”, acredita Chico.

Manhãs de Rock no Break Avesso
Ainda que a visibilidade nacional seja o foco da banda, a cidade os acolhe de forma intensa. Quando se fala, por exemplo, em Break Avesso, o projeto do Caderno Avesso, aqui do Jornal O Nacional, os caras já são experts: no ano passado foram 10 eventos e segundo Chico foram apresentações que agregaram na experiência da banda. “É algo inusitado, como costumamos brincar “fazer rock de manhã”, foi um desafio, e nós adoramos”, conta. Para ele, o mais interessante é que essas apresentações têm características diferentes dos shows que eles fazem em bares e pubs. E foi o público e a forma como eles os receberam que motivaram a banda e participar do Break, ao lado de outras duas bandas, em 2014.

Tem um balão voando por aí...
Da roda de amigos e das manhãs de Break, a “música do balão”, responsável pelo primeiro lugar no Festival, ajuda a mudar a rotina da banda: “Está sendo uma conquista muito importante pra banda, justamente pela visibilidade. Estamos saindo, entre aspas, do “underground”, do título de banda independente e isso é importante pra nós. Não trabalhamos com nenhum selo no sentido de produtora. Temos Selo 180 que lançou o nosso disco, mas como produtora não trabalhamos. E a logística de estar no festival é diferente”, explica o vocalista. Ele comenta, também, que a banda está ansiosa por poder mostrar o som que fazem para outras pessoas: “Vamos conseguir mostrar o nosso trabalho pra mais pessoas. Ainda não experimentamos como vai ser, mas estamos ansiosos e ganhamos por causa das pessoas que acreditaram em nós”, comenta.

Viaje e assista o show domingo!
E para os fãs que querem participar mais de perto da conquista dos caras, tem uma excursão sendo organizada por Alan Flamante: a ideia é assistir o show de domingo (Gilberto Gil + BoniMores) no Auditório do Ibirapuera. O investimento é de R$ 165 - ida e volta – e o pessoal sairá de Passo Fundo às 15h em frente ao Turis Hotel e retorna para Passo Fundo após o show – que inicia às 18h. Mais informações: (54) 8106-0661.

Gostou? Compartilhe